Desenvolvimento de Novos Produtos

Conhecimentos de Base Recomendados

Noções básicas de ciência e tecnologia alimentar. 

Métodos de Ensino

Cada tópico é inicialmente exposto pelo docente seguindo-se a sua aplicação em cálculo ou em trabalho de grupo, recorrendo a pesquisa ou desenvolvimento de ideias e conceção pelo grupo. O trabalho de desenvolvimento de um novo produto é realizado em grupo cuja composição é indicada pelos docentes.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos do curso trabalhados nesta UC são o “desenvolvimento de novos produtos alimentares” e a “liderança e trabalho em equipa”.

Os objetivos específicos são:

1. Concebe um novo conceito após realização de brainstorming e de estudo de mercado. Identifica e argumenta a opção mais adequada para proteção da propriedade industrial.

2. Utiliza a ferramenta de previsão de tempos de vida de produtos alimentares para resolver casos de estudo.

3. Reconhece temas das ciências do consumo pertinentes ao DNP, expondo e debatendo diversos temas.

4. Organiza o trabalho em equipa, tendo em consideração os estilos de aprendizagem de cada um dos membros e as necessidades do trabalho.

5. Trabalha eficientemente em equipa para cumprir os restantes resultados de aprendizagem demonstrando capacidade para planear, dividir tarefas e estabelecer acordos.

Programa

1. Organização da investigação, desenvolvimento e inovação (IDI) nas empresas.

2. Gestão de projetos.

3. Processo de DNP.

4. Propriedade Industrial.

5. Previsão do tempo de vida de produtos alimentares.

 

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - relatório - 30.0%
  • - teste - 40.0%
  • - apresentação oral - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Gordon W. Fuller, New Food Product Development: From Concept to Marketplace, 3rd ed., CRC Press  2011. ISBN 978-1439818640

Moskowitz H. R., Porreta S., Silcher M. – Concept Research in Food Product Design and Development . Wiley, 2008 . Online ISBN: 9780470290132

M. Crawford and A. Di Benedetto, New products management, 11th ed., MacGraw Hill, 2015. ISBN: 978-0078029042

K.T. Ulrich and S.D. Eppinger, Product Design and Development, 6th ed., McGraw Hill, 2016. ISBN: 978-0078029066

António Ramos Pires. 1999. Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos. Edições Sílabo, ISBN 972-618-203-4.

Viky T., Toma D., Gons E. – The Corporate Startup: Vakmedianet, ISBN 978-94-627-6150-6

Apontamentos e recurso a endereços de internet a indicar pelos docentes da UC.