Didática das Ciências Experimentais

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Nesta UC haverá lugar a:
1. Análise, interpretação e discussão de documentos, fomentando a reflexão, a partilha e estimulando atitudes críticas;
2. Exploração de situações didáticas para o ensino das Ciências de base experimental no 2º CEB, fazendo emergir o aprofundamento e/ou reconstrução de conhecimento científico e curricular;
3. Produção, implementação e avaliação de atividades práticas, laboratoriais e experimentais para o ensino das Ciências dos 10 aos 12.
Na avaliação são considerados o desempenho individual na aula, através da assiduidade, pontualidade, participação e motivação (20%) a par da avaliação de planificações de atividades experimentais, individuais e em grupo (40%) bem como da sua concretização em sala de aula, envolvendo comunicação e debate (40%). Nestas são valorizados a estrutura e organização da informação, adequação aos/às destinatários/as e objetivos do trabalho, linguagem, qualidade de informação científica e atitude crítica. Exame – prova escrita (100%).

Resultados de Aprendizagem

Reconhecer a importância da necessidade da Didática na fundamentação das suas práticas educativas;
Planear, desenvolver e avaliar práticas de base experimental com crianças dos 10 aos 12, mobilizando conhecimentos e competências de Ciências Físicas e Naturais com recurso a metodologias que privilegiem aprendizagens que permitam às crianças um papel ativo na construção dos seus próprios saberes.

Programa

1. Didática das Ciências e Ensino Experimental: quadros de referência e metodologias.
2. Ciências Experimentais no currículo do 2º CEB.
3. Práticas de ensino em Ciências Experimentais: exploração de situações didáticas; produção, implementação e avaliação de atividades experimentais para o ensino das Ciências no 2º CEB.
4. Áreas transversais e Didática das Ciências Experimentais.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Apresentação e Debate do Trabalho - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bianchi, L., & Feasey, R. (2011). Science: beyond the classroom boundaries. for 7-11 year olds. London: McGraw-Hill.
Cianca,S.(2020).Teaching Elementary STEM Education
Unpacking Standards and Implementing Practice-Based Pedagogy. Routledge.
Gillies, R.M. (2020).Inquiry-based Science Education.CRC Press.
Howe, A., Davies, D., McMahon, K., Towler, L., & Scott, T. (2005). Science 5-11: a guide for teachers. London: David Fulton Publishers.
Martins, I., Veiga, L..,Teixeira, F., Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A., & Couceiro, F. (2006). Educação em Ciências e Ensino Experimental. Formação de Professores. Coleção Ensino Experimental das Ciências. Lisboa: ME/DGIDC.
Perales Palacios, J., & Cañal, P.[dir.] (2000). Didáctica de las ciencias experimentales. Alcoy: Marfil.