Gerontologia Educativa

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino e aprendizagem assumem um carácter ativo, participativo e dinâmico, integrando uma combinação de exposições sistematizadas de informações com análises críticas; trabalhos de pesquisa e de reflexão crítica fundamentada; apresentações de trabalhos; discussão de casos, debates, entre outras atividades diversificadas.

Para a sua avaliação os estudantes escolhem uma das seguintes modalidades: avaliação contínua ou exame.

A avaliação contínua contempla a qualidade do contributo da participação individual nas atividades no âmbito da unidade curricular (50%) e o desenvolvimento de um trabalho de grupo (50%): trabalho escrito (30%); apresentação e discussão (20%).

A avaliação por exame apresenta-se sob a forma de prova escrita (100%).

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer conceitos, fundamentos, valores, estratégias e práticas da Gerontologia Educativa, assim como áreas e contextos de intervenção.

2. Compreender os conceitos de aprendizagem e de educação de adultos.

3. Conhecer o universo dos modelos e das práticas de educação de adultos e respectivos objectivos de intervenção.

4. Saber promover a aprendizagem ao longo da vida e o estímulo mental. 5. Mobilizar recursos na promoção de práticas fundamentadas de aprendizagem ao longo da vida e de educação de adultos.

6. Organizar ambientes de aprendizagem para adultos que promovam a autonomia, a participação ativa, a reflexão crítica, a criatividade e a partilha.

7. Conhecer, selecionar, aplicar e analisar criticamente estratégias e técnicas de educação de adultos idosos

8. Conceber projetos de intervenção psicoeducativa.

Programa

1. Conceitos de Gerontologia Educativa, Educação Gerontológica, Educação Permanente, Educação ao Longo da Vida,

2. Contextos de aprendizagem, aprendizagem formal, informal e não-formal

3. Concepções do adulto idoso: um olhar crítico sobre as diferentes perspectivas de análise.

4. Necessidades e potencialidades educativas dos adultos idosos

5. A emergência da Gerontologia Educativa Crítica

6. A educação como ferramenta social na manutenção e desenvolvimento das capacidades e potencialidades da pessoa idosa e sua integração na comunidade

7. Modelos de aprendizagem e de educação de adultos

8. Barreiras à aprendizagem

9. Princípios e práticas de intervenção em Gerontologia Educativa

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Assiduidade e Participação - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bermejo, L. (2005). Gerontología Educativa. Cómo diseñar proyectos educativos con personas mayores. Madrid: Médica Panamericana.

CNE (2020). Educação de Adultos: Ninguém pode ficar para trás. Lisboa: CNE.

Findsen, B. & Formosa, M. (2011). Lifelong Learning in Later Life. A Handbook on Older Adult Learning. Rotterdam: Sense.

Martins, E. (2013). Gerontologia & Gerontagogia e Animação Sociocultural em Idosos. Lisboa: Cáritas.

Melo, A., Lima, L. & Guimarães, P. (2021). Actualidade da Educação Permanente, Lisboa: APCEP

Silva, S., et al. (2015). Ambientes amigos das pessoas idosas…In J. Pereira, M. Lopes, & T. Rodrigues (Coords.), Animação Sociocultural, Gerontologia, Educação Intergeracional (pp. 201-210). Chaves: Intervenção.

Soeiro, D., & Parreiral, S. (2018). Case Study Letters for Life, Portugal. UNESCO, ILL.

UNESCO. (2022). 5th Global Report on Adult Learning and Education. Citizenship education: Empowering adults for change. ILL. Hamburg