Gestão da Qualidade

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino têm como objetivo conferir as competências visadas, recorrendo a métodos expositivos e demonstrativos, à resolução de problemas práticos, ao estudo de casos e à utilização de meios informáticos.

O ensino é muito vocacionado para o desenvolvimento de competências, exigindo-se da parte do aluno um substancial trabalho suplementar e proactivo fora das horas de contacto.

Resultados de Aprendizagem

É objetivo no final da unidade curricular que o aluno esteja apto a: a) Compreender a evolução da gestão da qualidade;

b)  Compreender a importância da função gestão da qualidade como função estratégica nas organizações;

c)  Desenvolver, implementar e monitorizar programas de melhoria;

d)  Conhecer as ferramentas da gestão da qualidade, a gestão por processos, os riscos associados ao negócio

(pensamento baseado no risco) e sistemas de indicadores de gestão;

e)  Implementar, manter e monitorizar um SGQ com vista à sua certificação.

Programa

a) Evolução da função Gestão da Qualidade função da evolução do mercado e da globalização

b) Princípios da Qualidade e seu relacionamento com os princípios organizacionais: liderança e planeamentoestratégico; comunicação; Delegação de responsabilidade; Risco de negócio; Cultura da organização; c) Análise dos requisitos da NP EN ISO 9001 (em conjunto com a 9004)

– Princípios de Gestão da Qualidade

– Custos da Qualidade

– Pensamento baseado no risco

– Desmaterialização de processos

– Gestão de processos

– Etapas para a implementação de um sistema de Gestão da Qualidade

– Indicadores e monitorização dos processos

– Avaliação de desempenho do SGQ

e) Metodologia para a implementação de um SGQ

f)  Aplicação prática a um caso de estudo

– Caracterização de uma empresa

– Implementação de um SGQ

– Análise de risco

– Definição da política e objetivos da qualidade- identificação e caracterização de processos g) Apresentação dos trabalhos realizados

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
  • - a) Prova escrita individual, com um peso de 50% na nota final - 50.0%
  • - b) Componente prática, com um peso de 50% na nota final - 50.0%
Avaliação por exame
  • - Prova escrita individual - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Instituto Português da Qualidade (2015), NP EN ISO 9000:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade: Fundamentos e vocabulário, IPQ, Monte da Caparica.

Instituto Português da Qualidade (2015), NP EN ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade: Requisitos, IPQ, Monte da Caparica.

Instituto Português da Qualidade (2011), NP EN ISO 9004:2011 – Sistemas de Gestão da Qualidade: Linhas de orientação para a melhoria de desempenho, IPQ, Monte da Caparica.

Instituto Português da Qualidade (2013), ISO 31000:2013 – Gestão de Risco, IPQ, Monte da Caparica.

Instituto Português da Qualidade (2004), NP 4239:2004 – Bases para a Quantificação dos Custos da Qualidade, IPQ, Monte da Caparica.

Pinto, A. (2017) ISO 9001:2015 – Guia Prático.

Rosa, M. J., Sarrico C.S. & Moura e Sá, P. (2014) Qualidade em Ação – Da teoria para a prática, da prática para a excelência, Edições Sílabo.

Pires, A. Ramos (2004), Qualidade – Sistemas de Gestão da Qualidade, 3.ª edição, Edições Sílabo, Lisboa.