Gestão de Operações e da Cadeia de Abastecimento

Estatistica

1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Exposição, Explicação e Dialogo;
2) Metodologias Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Realização de um trabalho em grupo.

Procura-se transmitir aos estudantes uma visão global de função de Logistica: aprovisionamento, distribuição fisica, assim como toda a cadeia de abastecimento. No final desta disciplina, os alunos devem ser capazes de:
a. Desenhar modelos de organização da função logística adequados.
b. Perceber a importância da Logística e da Gestão da Cadeia de Abastecimento para a competitividade das empresas.
c. Perceber os trade-offs entre os vários tipos de custos, nomeadamente sistemas de informação e comunicação, stocks, transportes e instalações.
d. Planear, operacionalizar e conduzir soluções de planeamento integrado, armazenagem, transporte e gestão de stocks, ao nível do aprovisionamento e da distribuição
e. Planear níveis de stocks e desenhar sistemas logísticos

1. Cadeia de abastecimento: Noções de operações logísticas
2. Planeamento agregado de operações
a) Previsão da procura
b) Localização
3. Gestão de compras
4. Gestão de armazéns e materiais
a) Funções, Documentos e Dados técnicos
b) Gestão de Stocks
5. Gestão dos recursos de Produção (MRP)
6. Gestão de Transportes
7. Lean Management

Avaliação por Exame
  • - Exame Escrito - 100.0%
Avaliação Periódica
  • - Trabalho prático - 50.0%
  • - Teste Escrito - 50.0%

Bibliografia Principal

Carvalho, J. (coord.) (2017). Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento. Edições Sílabo.

Courtois, Alain Pillet, Maurice; Martin-Bonnefous, Chantal (2016). Gestão da Produção.  Lidel

Outra Bibliografia

Chase, R., Jacobs, F., & Aquiliano, N. (2006). Operations Management for Competitive Advantage with Global Cases. McGraw-Hill.

Costa, J., Dias, J., & Godinho, P. (2010). Logística. Imprensa da Universidade de Coimbra.

Lisboa, J., & Gomes, C. (2016). Gestão das Operações. Vida Económica.

Pinto, J. (2010). Gestão de Operações – Na Indústria e nos Serviços. (3.ª ed.). Lidel.