Gestão e Comunicação de Crise

Métodos de Ensino

As aulas de caracter teórico destinam-se à exposição e discussão dos principais conteúdos programáticos, incentivando a discussão, colocação de questões e participação dos alunos. É privilegiado o recurso a casos de estudo reais e vídeos para ilustrar as temáticas.
Os tópicos principais são ainda explorados através da realização de trabalho de grupo, essencialmente prático.
Os métodos pedagógicos usados são: expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo.

Resultados de Aprendizagem

OA1. Identificar a importância da prevenção, monitorização, gestão e comunicação de crise.
OA2. Reconhecer as lógicas de funcionamento do campo mediático: organização e resposta.
OA3. Adquirir capacidade de resposta e comunicação estratégica em diferentes contextos de crise.
OA4. Desenvolver estratégias de comunicação online e offline.
OA5. Identificar competências de avaliação pós-crise e de crises futuras.

Programa

CP1. Pré-crise: Problema, incidente, emergência e crise; Riscos, mitigação e ações de sensibilização; Sistemas de alerta e monitorização; Cultura de Prevenção e do Cuidado; Plano de Gestão e de Comunicação de Crise.
CP2. Crise: Gabinete de Crise; Liderança durante a Crise; Timing em crise; Estratégias de Comunicação de Crise; Construção de mensagens; Respostas online e offline; Entrevistas, comunicados e conferências de imprensa em crise; Monitorização e adaptação de estratégias e táticas.
CP3. Pós-crise: Regresso à normalidade; Avaliar a gestão e comunicação de crise; Marketing de Crise; Drivers de mudança, weak signals e wild cards; Cenários e crises do futuro.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - ficha de avaliação/quiz - 50.0%
  • - componente prática com a realização de um trabalho de grupo - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Agnes, M. (2018). Crisis ready. Mascot Books. United States.
Coombs, W. T. (2015). Ongoing crisis communication – Planning, managing, and responding. Florida: Sage.
Fink, S. (2013). Crisis communication – The definitive guide to managing the message. EUA: Mc Graw Hill Education.
Garcia, H. (2012) The power of communication. Pearson Education.
Harari, Y. N. (2018). 21 Lições para o século XXI. Elsinore
Mendes, A. M., Pereira, F. C. (2006). Crises de ameaças a oportunidades – Gestão estratégica de comunicação de crises. Lisboa: Edições Sílabo.