Interação com o Utilizador

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A unidade curricular será lecionada através de aulas teórico-práticas. As aulas incluem exposição de matéria, apresentações de artigos lidos pelos alunos e de trabalhos correspondendo à avaliação e design de interfaces de utilizador.

A avaliação desta unidade curricular, na modalidade de avaliação contínua, é feita com recurso a um teste e a dois trabalhos. O teste terá um peso de 40% na nota da unidade curricular. Os restantes 60% serão distribuídos pelos trabalhos (30%+30%).

Na modalidade de exame, haverá a realização de uma prova escrita (100%).

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular espera-se que o aluno tome contacto com vários aspetos base em termos usabilidade e interfaces, entre os quais se destacam:
• Problemática da interação utilizador/máquina;
• Usabilidade. Paradigmas de interação;
• O utilizador: Sistema de Processamento de Informação Humano-SPIH ;
• Modelos mentais e conceptuais;
• Retórica da cor;
• Retórica da “página”;
• Ergonomia das Interfaces com o utilizador;
• Conceção das Interfaces com o utilizador;
• Avaliação de interfaces de utilizador;
• Prototipagem

Programa

A unidade curricular compreende os seguintes conteúdos:
• Fundamentos da Interação Humano-Computador:
• Introdução ao problema: definição de interface de utilizador, princípios e paradigmas de interação;
• Usabilidade e desenho de interfaces com o utilizador
• Perfil do utilizador: Sistema de Processamento de Informação Humano e outras características relevantes;
• Modelos conceptuais e mentais, Ciclo de interação de Norman, princípios, regras e heurísticas;
• Dispositivos de Entrada/Saída: dispositivos existentes e questões de usabilidade;
• Design, implementação e avaliação de interfaces de utilizador
• Estilos de diálogo: uma classificação, alguns resultados experimentais, características e aplicabilidade de cada estilo de diálogo, princípios e diretivas para a sua utilização;
• Disposição de informação no ecrã e utilização da cor: princípios e diretivas; principais modelos de cor;
• Métodos de avaliação: métodos analíticos, métodos que envolvem utilizadores;

 

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Frequência - 40.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Jennifer Preece, Helen Sharp, Yvonne Rogers (2019), Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction, 5 th edition, John Wiley & Sons Inc.
D. Benyon (2018). Designing Interactive Systems: A Comprehensive Guide to HCI, UX & Interaction Design.
Fonseca, M., Campos, P., Gonçalves (2017), Introdução ao Design de Interfaces; 3ª Edição; FCA; ISBN 978-972-722-870-6.
A. Dix, J. Finlay, G.D. Abowd and R. Beale (2004), Human Computer Interaction, 3rd Edition, Prentice Hall, 2003, ISBN 0130461091.
Kim G. (2015), Human–Computer Interaction: Fundamentals and Practice, 1st ed., CRC Press – Taylor & Francis
Dix A., Finlay J., Abowd G., Russell B. (2004), Human Computer Interaction, 3rd. ed., Prentice Hall
Rogers Y., Sharp H., Preece J. (2002), Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction, 2nd, ed., John Wiley
Shneiderman B. et al. (2016), Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction, 6th ed., Addison Wesley.
Johnson, Jeff (2010). Designi