Introdução à Gestão

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino:

Aulas expositivas de apresentação dos conceitos e modelos dos conteúdos programáticos, com apoio de Powerpoint.

Aulas orientadas para a resolução de problemas, realização assistida de trabalhos e de apresentação/discussão de trabalhos.

Condições de Obtenção e Dispensa de Frequência:

Para obter frequência os alunos têm que atingir um mínimo de 75 % de presenças nas aulas. São dispensados de obtenção de frequência os seguintes alunos: trabalhadores estudantes, dirigentes associativos, bombeiros, alunos enquadrados noutras situações previstas na lei ou em situação de falta justificada por motivo de doença ou apoio à família, desde que devidamente comprovada.

Condições de Acesso a Exame:

Sem restrições para alunos trabalhadores estudantes, dirigentes associativos, bombeiros, alunos enquadrados noutras situações previstas na lei ou em situação de falta justificada por motivo de doença ou apoio à família, desde que devidamente comprovado. 

Para os restantes alunos, o acesso a exame está condicionado à obtenção de frequência.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:

Estruturar e compreender os princípios básicos de organização e gestão de empresas e organizações, desde o nível estratégico até ao operacional nas múltiplas vertentes, criando um domínio comum de conhecimento entre os engenheiros e os gestores.

As competências a adquirir são:

Capacidade de estruturar o pensamento relativo aos desafios colocados à gestão das organizações.

Compreender a influência das envolventes económicas, sociais, tecnológicas e políticas sobre as organizações e sobre os seus gestores.

Avaliar e entender a importância da competitividade e da ética empresarial, através da utilização de ferramentas e saberes que permitam exercer a gestão, no contexto da cultura da empresa, numa perspectiva empresarial aberta à inovação e à mudança.

Compreender alguns princípios basilares do comportamento organizacional.

Compreender os conceitos fundamentais das finanças empresariais.

Conhecer distintas filosofias de gestão e ferramentas que lhes estão associadas.

Compreender e aplicar ferramentas apropriadas ao desenvolvimento e avaliação de planos de negócio.

Genericamente, pretendem-se desenvolver as capacidades de análise e resolução de problemas, aplicando os conhecimentos adquiridos.

Programa

1. Os gestores, a gestão e as organizações

As organizações e a sociedade. Diferentes tipos de organizações e os seus stakeholders. Os recursos organizacionais. A gestão e os gestores. As funções e os níveis de gestão. A Gestão e o processo de tomada de decisão. A evolução das teorias da Gestão e as diferentes abordagens aos problemas organizacionais.

2. A gestão estratégica

O pensamento estratégico. Visão, missão e objetivos. Análise estratégica externa e interna e análise SWOT. A cadeia de valor e o modelo das 5 forças de Porter. A formulação estratégica: estratégia corporativa e estratégia de negócio. A implementação e o controle estratégico: estrutura organizacional, políticas de gestão e controle de gestão.

3. O Marketing

A orientação para o mercado: criar valor, satisfazer necessidades e facilitar as trocas. Os mercados e a sua segmentação. Os diversos intervenientes do mercado. O marketing – mix: produto, preço, distribuição e comunicação; pessoas, processo e evidência física. O posicionamento. Estratégia e plano de marketing.

4. A gestão de recursos humanos e o comportamento organizacional.

A gestão de recursos humanos. Os níveis de análise do comportamento organizacional: o indivíduo, o grupo e a organização. Liderança e Motivação.

5. A estrutura das organizações.

Os elementos da estrutura organizacional: cadeia de comendo, divisão do trabalho, grau de centralização e de formalização. Tipos de estrutura. Estruturas orgânicas e mecânicas. Fatores contingenciais.

6. Informação financeira

Informação financeira, princípios gerais da contabilidade e normalização contabilística. Fluxos financeiros na atividade empresarial. As Demonstrações Financeiras: Balanço, Demonstração de Resultados e Demonstração de Fluxos de Caixa. O valor temporal do dinheiro e a análise económica de projetos de investimento.

7. O empreendedorismo e a criação do negócio

O empreendedorismo e a geração de ideias de negócio: proposta de valor, modelo de negócio e plano de negócio.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Almeida, Filipe (coord.) (2016). Introdução à gestão de organizações, Escolar Editora, 4ª ed. (2A-1-241)
Atrill, P. e McLaney, E. (2006). Accounting and finance for non-specialists, Prentice Hall, 5th ed. (2A-9-11)
Carvalho, J. (2009). Gestão de Empresas. 1ª Ed.. Edições Sílabo.
Kotler, P. & Armstrong, G. (2018). Principles of Marketing. 17 ed Global edition, Pearson.
Lisboa, J. (Ed.). (2004). Introdução à Gestão das Organizações. Editora Vida Económica. (2A-1-93)
Pinto, C., Rodrigues, J., Rodrigues, R., Moreira, M., Melo, L. (2009). Fundamentos de Gestão. 2ª Ed.. Editorial Presença.
Robbins, S., Coulter, M. (2002). Management. 6th Ed.. Prentice-Hall. (2A-1-128).
Teixeira, S., (2005). Gestão das Organizações. McGraw-Hill. (2A-1-79)