Língua Estrangeira – Inglês

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Inglês de nível A2, pelo menos. Interesse em abordar e discutir temas actuais e controversos.

Métodos de Ensino

O trabalho na aula basear-se-á na leitura e compreensão de textos, projecção de filmes e exercícios de gramática e vocabulário, além da discussão de tópicos e temas relacionados com o enriquecimento cultural dos alunos. Serão distribuídos exercícios de expressão escrita, assim como trabalhos de leitura e pesquisa. A participação activa nas aulas é estimulada.
Os alunos podem optar entre avaliação contínua (um teste escrito e participação na aula) e avaliação final (exame escrito). A participação na aula representa 30%.

Resultados de Aprendizagem

– Desenvolver competências orais e escritas em língua inglesa que permitam comunicar razoavelmente em contexto profissional ou social
– Dominar estruturas sintácticas compexas da língua através da leitura e interpretação de diversos textos orais e escritos
– Aumentar o uso de dicionários monolingues e bilingues no estudo dos conteúdos e pesquisa de informação
– Aprofundar o léxico geral para uma comunicação mais fluida
– Familiarizar-se com as questões globais, nomeadamente ambientais, políticas e sociais
– Atingir o nível A2-B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Programa

Criar um inventário lexical e consolidar estruturas gramaticais. O estudo e expansão do vocabulário centrar-se-á sobretudo em assuntos que forneçam conhecimentos directa ou indirectamente relacionados com cultura, questões sociais e ambientais, notícias e política internacionais. Referência ao Reino Unido e Commomwealth e às diferentes variedades de Inglês. O material de leitura será retirado de jornais e revistas, sites da Internet e livros.
– Leitura: Pronúncia, leitura em extensão, significado em contexto
– Expressão oral: Expressar opiniões, interagir oralmente, debater tópicos
– Expressão escrita: Parafrasear, traduzir, resumir
Léxico: Sinónimos, antónimos, palavras homófonas e homónimas, formação de palavras, plurais irregulares
– Componente gramatical: Revisão de tempos verbais; adjectivos e advérbios; preposições; gerúndios e infinitivos.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação final
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Teste escrito - 70.0%
  • - Participação na aula - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

REDMAN, Stuart – English Vocabulary in Use, Intermediate, CUP
VINCE, Michael – Intermediate Language Practice, MacMillan

SWAN, Michael and Catherine WALTER – How English Works, Oxford

LONGMAN’s Dictionary of English Language and Culture

MACMILLAN’s Phrasal Verbs Plus

MACMILLAN’s English Dictionary for Advanced Learners

HARRAP’s English Thesaurus

Reading material will be provided.