Língua Gestual Portuguesa II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas serão teórico-práticas, com uma abordagem de carácter teórico apenas como forma de apresentação, incidindo, principalmente na componente prática à base de exercícios em grupo e individual.

A avaliação respeitará o estabelecido no regulamento Interno da Escola Superior de Educação, pelo que a unidade curricular poderá ser avaliada de forma contínua ou por exame final.

Avaliação contínua: O processo avaliativo será orientado com incidência nos seguintes parâmetros:
a) Trabalho autónomo: Construção de vídeo em Língua Gestual Portuguesa, em grupos, sobre as temáticas dadas ao longo do semestre (30%);
– Realização de trabalhos e participação (10%).
– 1 frequência por docente, com percentagem a atribuir de acordo com carga horária (60%).

Avaliação por exame final:
Exame prático-teórico tendo por base os conteúdos programáticos lecionados ao longo do semestre.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular dá continuidade à unidade curricular antecedente de Língua Gestual Portuguesa 1 (LGP) pelo que pretende-se que o aluno aprofunde os seus conhecimentos de controle do corpo e dos elementos corporais (movimento corporal e das mãos, a expressão facial e o espaço tridimensional – elementos expressivos do estudo do movimento) que estão presentes na LGP; aprofundar as suas competências comunicativas na compreensão e enunciação da Língua Gestual Portuguesa a um nível intermédio; aprofundar os conhecimentos sobre a História e a cultura surda, valorizando-as. Espera-se que os alunos ao finalizarem esta unidade curricular sejam capazes de entender o seu próprio corpo na vertente expressiva e que possuam competências linguísticas gestuais intermédias, ao nível da classificação A2 do Quadro Europeu comum de Referência para as línguas bem como conhecimentos estruturais da LGP, das particularidades culturais, linguísticas e históricas da Comunidade Surda portuguesa.

Programa

Os conteúdos desta unidade curricular centrar-se-ão em:

Conteúdos lexicais:
Animais;
Alimentação;
Vestuário;
Transportes e vias de comunicação;
Marcas de carros;
Tipos de habitação, divisões e objetos;
Serviços públicos e privados;
Países da Europa;
Capitais da Europa;
Associações de Surdos em Portugal;
Líderes Surdos.

Conteúdos gramaticais:
Classes de gestos.

Conteúdos expressão corporal:
Jogos de exploração corporal e facial.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
  • - Frequência - 60.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BISPO, Mª. Teresa, Couto, André, Clara, Mª. Céu, Clara, Luís, O Gesto e a Palavra I, Lisboa, Ed. Caminho, 2006. CARVALHO, Paulo Vaz, Breve História dos Surdos no Mundo e em Portugal, Lisboa, Ed. Surd’Universo, 2007. FERREIRA, A., Gestuário da Língua Gestual Portuguesa, Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, 2005. LABORIT, Emmanuelle, O Grito da Gaivota, Lisboa, Ed. Caminho, 2000. LANE, Harlen, A Máscara da Benevolência, Lisboa, Ed. Instituto Piaget, 1997. LAPALU, Yves, Léo, O Puto Surdo, Lisboa, Ed. Surd’Universo, 2006. MORGADO, Marta, Mamadu, o herói surdo, Lisboa, Ed. Surd’Universo, 2007. IDEM, Sou Asas, Lisboa, Surd’Universo, 2010. RENARD, L., Y. Lapalu , Surdos, 100 Piadas!, Surd’Universo, Lisboa, 2009