Seminário de Projeto

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos teóricos (T) serão apresentados através da exposição oral e da apresentação PowerPoint, complementados através da análise e discussão de textos e estudos de caso. Nas aulas teórico-práticas (TP) será proposta a conceção de um projeto (de investigação, de intervenção, ou estágio), através de ateliers relacionados com as diversas fases de projeto.

O processo de avaliação será efetuado por avaliação contínua ou por exame. A avaliação será efetuada através da análise de um trabalho escrito (projeto de projeto de investigação, trabalho de projeto ou projeto de estágio).

Resultados de Aprendizagem

1. Mobilizar os conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos adquiridos nos diferentes domínios das restantes UC do mestrado, que permitam a construção de problemas e soluções pertinentes e inovadores no campo da Educação e Lazer;

2. Elaborar produtos cientificamente fundamentados e rigorosos, sob a forma de projeto de estágio, projeto de intervenção ou projeto de dissertação, a partir da discussão de temas e problemas atuais na área da educação e lazer.

3. Produzir trabalhos científicos ou profissionais de alto nível, promovê-los e divulgá-los.

4. Desenvolver um trabalho individual que articule os interesses e motivações pessoais com as linhas de investigação, projeto ou estágio que o mestrado define

Programa

1. Dissertação, trabalho de projeto e estágio: definições e características

2. Elaboração de um projeto de investigação, trabalho de projeto ou projeto de estágio

3. Modelos de relatório: investigação, trabalho de projeto e/ou estágio

4. Apresentação de trabalhos quer na sua vertente visual quer na vertente escrita

5. Análise de casos práticos

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho de investigação - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cardoso, T.,  et al. (2010). Revisão da literatura e sistematização do conhecimento. Porto: Porto Editora.

Creswell, J. (2008). Educational research. Planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. New Jersey: Pearson

Eco, U. (2004). Como se faz uma tese em ciências humanas. Lisboa: Editorial Presença.

Grácio, R. (2010). A Interação Argumentativa. Coimbra: Grácio Editor.

Pocinho, M. (2012). Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. Coimbra: Lidel.

Quivy, R. & Campenhoudt, L., (1992). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.

Rosário, C., Granjo, P., & Michel, C. (2013). O que é investigar. Lisboa: Escolar Editora.

Sousa, M., & Baptista, C. (2011). Como fazer investigação, dissertações, teses e relatórios segundo Bolonha. Lisboa: Pactor.

Silva, A., & Pinto, J. (Org.) (2005). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições Afrontamento.

Veiga, M. & Batista, M. (2004). Argumentar. Maia: Ver o Verso.