Sociologia dos Novos Media

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Utilizar-se-á nesta unidade curricular uma metodologia expositiva, tomando como ponto de partida os fundamentos teóricos da disciplina. Esta metodologia será complementada pela ilustração dos princípios teóricos a partir do recurso a dados empíricos. Será feito uso de artigos científicos recentes que demostrem a aplicabilidade da teoria a situações concretas.
Os estudantes poderão escolher a modalidade de Avaliação Periódica (uma prova escrita, com o peso de 50%, e um trabalho prático, com um peso de 50%) ou Avaliação por Exame. Existe nota mínima de 8,0 valores em cada um dos elementos da Avaliação Periódica para aprovação na disciplina. A Avaliação por Exame será composta por uma prova escrita sobre toda a matéria, que constituirá 100% da nota final.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que, concluída a unidade curricular, o aluno:
a) Compreenda o fenómeno da comunicação digital numa perspetiva social
b) Adquira uma perspetiva teórica integrada sobre os principais tópicos de pesquisa da disciplina
c) Demonstre capacidade de aplicação desses conhecimentos na resolução de problemas de pesquisa e na realização de práticas de comunicação (no âmbito de diferentes atividades profissionais nesta área).

Programa

Estudos dos Novos Media e Construção Social da Realidade
I Opinião pública online e pseudo-ambientes
II Agendamento na era digital
III Enquadramento em plataformas digitais
IV Espiral do Silêncio nas redes sociais
V Usos e Gratificações e consumo dos novos media

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - Frequência - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BOYD, D., É Complicado, As vidas sociais dos adolescentes em rede, Lisboa, Relógio d’Água, 2015.
CARDOSO, G., Os Media na Sociedade em Rede (2ª ed.), Lisboa, Gulbenkian, 2014.
DEUZE, M, Media Life, Cambridge, Polity Press, 2012.
FERREIRA, G. B., Novos Media e Vida Cívica: estudos sobre deliberação, internet e jornalismo, Livros LabCom, Covilhã, 2012.
FERREIRA, G. B., Sociologia dos Novos Media, Covilhã, Labcom, 2018.
FIUCHS, C., Social Media, a critical introdution, Londres, SAGE, 2014.
SLEVIN, J. Internet e Sociedade, Porto, Temas e Debates, 2002.
SUNSTEIN, C. R. #republic, Princeton, Princeton University Press, 2018..