Sociologia e Demografia do Envelhecimento

As metodologias têm um caráter teórico-prático. Privilegia-se a pesquisa e discussão dos conteúdos por parte dos alunos com orientação e complemento do professor.

A avaliação periódica — ao longo do semestre letivo, será baseada numa componente que inclui a participação nas aulas e a realização de uma prova escrita individual, com uma ponderação de 57,5% e uma componente de trabalho(s) , individual(ais) e/ou em grupo, com uma ponderação de 42,5%.

A prova escrita é eliminatória, devendo os alunos obter a nota mínima de 7,5 de 0 a 20.

A natureza, características e ponderação dos diferentes trabalhos será objeto de análise na primeira aula e a informação vertida para o sumário e para a plataforma web.

Avaliação por exame — avaliação no final de um período de formação através de uma prova individual de avaliação de conhecimentos com a ponderação de 100% da nota final. Obterão aprovação os alunos cuja classificação seja superior a 9,5 valores. Os alunos que obtiverem uma classificação entre 7,5 e 9,4 valores realizarão uma prova oral, sendo que, a nota final corresponderá à média das classificações.

1 Conhecer as tendências de evolução e envelhecimento da população a nível mundial

2 Conhecer a evolução e envelhecimento da população portuguesa nos últimos 50 anos e prospetivas do envelhecimento demográfico de Portugal no contexto europeu e mundial

3 Compreender as implicações do envelhecimento da população e do aumento da esperança média de vida

4 Conhecer as mudanças, ocorridas com a idade, nos papéis e na estrutura social e reconhecer que o processo de envelhecimento é o produto de circunstâncias estruturais, de definições culturais e de experiências pessoais