Técnicas de Animação Comunitária

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Aulas de natureza teórico-prática de discussão dos fundamentos teóricos da UC e realização das várias etapas de um trabalho de animação comunitária pelas/os estudantes.

Avaliação Periódica — Avaliação que ocorre ao longo do semestre letivo e que é constituída por uma componente individual mais teórica de prova escrita com a ponderação de 50% da nota final e uma componente de trabalho e grupo, mais prática, com a ponderação de 50% da nota final.

Avaliação Por Exame — Modalidade de avaliação no final do um período de formação através de uma prova escrita individual de avaliação de conhecimentos com a ponderação de 100% na nota final.

Obterão aprovação as/os estudantes cuja classificação final seja igual ou superior a 9,5 valores.

Os alunos que obtiverem uma classificação entre 7,5 e 9,4 valores na modalidade de exame terão direito à realização de uma prova oral complementar, sendo que, nesta situação, a nota final corresponderá à média das classificações obtidas.

Resultados de Aprendizagem

Compreender a distinção entre Comunidade e Sociedade, na evolução das sociedades ocidentais e na pós modernidade

Programar atividades socioeducativas de desenvolvimento comunitário em função da especificidade dos seus destinatários, âmbitos, contextos e objetivos

Utilizar pedagogias não diretivas e participativa que fundamentem a progressiva capacitação e autonomia da comunidade

Desenvolver estratégias articulando diferentes agentes educativos formais e não formais, estabelecendo parcerias com diferentes atores

Relacionar a diversidade sociocultural com a identidade e a valorização da comunidade

Operacionalizar as técnicas participativas diagnóstico, intervenção e avaliação

Dinamizar reuniões nas suas diferentes modalidades contexto de trabalho de grupo

Conhecer os instrumentos de (in)formação bem como as regras de elaboração dos diversos tipos de documentos

Conceber diversos tipos de materiais de suporte à realização de intervenções no âmbito da Animação Socioeducativa.

Programa

1. FUNDAMENTOS DA ANIMAÇÃO COMUNITÁRIA

1.1 Cultura; Comunidade; Sociedade; relativismo cultural e identidade

1.2 Comunidade e Sociedade nas perspetivas de F. Tönnies, E. Durkheim e M. Weber

1.3 Comunidade e Sociedade – perspetivas contemporâneas:

2. ATIVIDADES E TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO COMUNITÁRIA

2.1 Operacionalização das técnicas de animação comunitária – diagnóstico, programação e implementação

2.2 Animação e desenvolvimento integral e sustentável da comunidade

2.3 Avaliação na Animação comunitária

3. REUNIÕES E TRABALHO DO/A ANIMADOR/A JUNTO DA COMUNIDADE

3.1 Objetivos de diferentes tipos e de reunião

3.2 Moderação, balanço e relato

4. ANIMAÇÃO COMUNITÁRIA E LIDERANÇA

4.1 Principais estilos de liderança

4.2 Adequação à maturidade do grupo

5. PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE INFORMAÇÃO E FORMAÇÃO

5.1 Materiais de informação e divulgação ao público-alvo, às instituições e à comunicação social

5.2 Materiais pedagógicos

5.3 Materiais para parcerias e apoios

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Periódica
  • - Frequência - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ANDER-EGG, E. (2000) Metedología y Práctica de la Animación Sociocultural. Madrid: Editorial CCS

FERNANDES, F. (1973) Comunidade e Sociedade. S. Paulo: Univ. S. Paulo

LOPES, M.Sousa (2019) “Animação Sociocultural, a Educação Social e os Desafios da Contemporaneidade.” Laplage em Revista, vol.5, n.2

MORAIS, F. Canavarro (2021) “Comunidade, Sociedade e Reciprocidade” (capítulo) in SILVA, A. e SILVA, V. (orgs.) (Des)Estímulos às teorias, conceitos e práticas da educação. Ponta Grossa: Atena Editora

QUINTAS, S. (2005) Las Tecnicas De Grupo En La Animacion ComunitariaSalamanca: Amaru

QUINTAS, S. (2001) “La Animación Comunitária como Acción Socioeducativa en los Espacios Abiertos Locales” ADAXE

ÚCAR, X. (2012) Dimensiones y Valores de la Animación Sociocultural como Acción o Intervención Socioeducativa 4º Congresso Internacional de Pedagogia Social.

VIVEIROS, A. (2008) O Desenvolvimento Local e a Animação Sociocultural. Uma comunhão de princípios. http://quadernsanimacio.net nº 8