Topografia

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino adotada é baseada na exposição dos conceitos fundamentais da topografia e no método interrogativo para fomentar o espírito de reflexão. Além disso, espera-se uma forte componente prática que desempenhará um papel relevante na motivação dos alunos para o manuseamento dos equipamentos na realização de levantamentos topográficos.

 

Resultados de Aprendizagem

Constituem objetivos da presente unidade curricular:

a)       Conhecer os conceitos gerais relativos aos levantamentos topográficos;

b)       Identificar os conceitos de planimetria e altimetria, e os diversos métodos utilizados para a representação do relevo;

c)       Identificar elementos de fotogrametria;

d)       Conhecer os diferentes métodos e procedimentos de posicionamento (fundamentos e aplicações) que proporcionam precisão adequada na georreferenciação e estabelecimento de vértices de referência e posicionamento de vértices de limites (artificiais e naturais).

 

Programa

Módulo I. Topografia e equipamentos topográficos (9 horas) 

a)       Os levantamentos topográficos;

b)       Elementos de Fotogrametria;

c)       Equipamentos topográficos. Erros de medição. Erros e limitações de precisão;

d)       Prática individual de utilização de equipamentos topográficos.

 

Módulo II. Técnicas de posicionamento (fundamentos e aplicações) (6 horas) 

a)       Métodos de posicionamento (estático, dinâmico e pós-processamento em Tempo-Real);

b)       Erros nas observações espaciais;

c)       Prática em contexto de formação.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por frequência
  • - Prova escrita individual (Módulo I) - 50.0%
  • - 1 trabalho (Módulo II) - 50.0%
Avaliação por exame
  • - 1 Prova escrita individual (Módulo I) - 50.0%
  • - 1 trabalho (Módulo II) - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

A. (2010) Topografia aplicada à Engenharia Civil. Vol. 1. São Paulo: Edgard Blücher.

Borges, A. (1992). Exercício de Topografia. 3.ª ed. São Paulo: Edgard Blücher. Casaca, J. et al. (2005). Topografia Geral. Lidel.