Biotecnologia e Biorrefinaria

Conhecimentos de Base Recomendados

2º ano da licenciatura completo.

Métodos de Ensino

O grande desenvolvimento da área ocorreu nos últimos anos, de igual forma o avanço científico na área faz com que a parte mais relevante do conhecimento na área se encontre publicada em artigos cientificos em revista, existindo ainda pouca literatura actualizada sobre o assunto. Assim recorre-se a artigos cientificos, e ás bases de dados como fonte principal do saber, complementando-se sempre que possível com demonstrações experimentais e/ou de unidade piloto.

Resultados de Aprendizagem

As matérias primas fósseis têm sido ao longo das ultimas décadas uma fonte barata materiais de partida, necessárias ao fabrico de muitos produtos habituais à sociedade moderna. O início do século foi marcado por um aumento da procura e consumo de petróleo, devido ao elevado crescimento económico global, especialmente a Oriente. No mesmo período a descoberta de novas reservas de petróleo e de gás de dimensão relevante foi dececionante. Alem disso, a instabilidade política e a guerra ocorreram em zonas geográficas importantes para a produção de petróleo. Por outro lado as emissões gasosas estão a por em causa o clima do planeta. Este contexto fez que sejam ativamente procuradas novas soluções para substituição de todos os produtos relacionados com a fileira do petróleo, ao mesmo tempo que se procuram rentabilizar desperdícios e resíduos. Para este objetivo a Biomassa assume-se como o único produto renovável capaz de servir como fonte de matérias primas para uma gama alargada produtos. Na UC serão abordados tópicos mais recentes de conversão da biomassa/ componentes da biomassa em potenciais produtos com procura no mercado.

Programa

A biomassa como fonte de matérias primas. Papel da Biotecnologia no seu desenvolvimento.

A Biomassa – disponibilidade
Composição química e física da biomassa.
Decomposição térmica da biomassa: pirólise e “syngas” (Gasogénio). Associação ao processo Fischer-Tropsch. Fermentação de syngas. Possibilidades biotecnológicas e problemas.
Decomposição ácida/enzimática: obtenção de açucares. Celulose. Decomposição. Problemas técnicos. Hidrolise ácida e enzimática. Modelos naturais: o sistema digestivo da térmite e os ruminantes.
Hemicelulose: hidrólise, usos. Redução a xilitol. Uso e valor dos xilitóis

A biomassa como matéria-prima para obtenção de produtos de maior valor acrescentado. Degradação dos materiais lenhinho celulósicos: Sacarificação da biomassa. Celulose microcristalina. Obtenção de oligossacarídeos. Usos na indústria alimentar, farmacêutica, entre outras.
Obtenção de celulases: obtenção e relevância industrial.
Resíduos e biomassa: alimentos com elevado teor em polissacarídeos, materiais lenhinho-celulósicos residuais, uso de desperdícios: soro de leite. Uso de cana de açúcar (Brasil) e de cereais (USA).
Resíduos urbanos. Composição. Uso como fonte de matérias-primas para a produção de combustível.
Métodos de preparação de etanol: fermentação alcoólica.
Tecnologia: processo continuo, em “batch”. Leveduras. Imobilização de leveduras para processos contínuos.
Outras fermentações: Produção de butanol (ABE), produção de biogás.
Lípidos: conversão a ésteres de ácidos gordos (biodiesel). Métodos de preparação: esterificação e transesterificação. Matérias-primas. Resíduos e oleaginosas; problemas e dimensão associada.
Uso de óleos e gorduras alimentares queimadas. Os óleos alimentares. Degradação térmica e oxidativa dos óleos alimentares.
Algas: macro e microalgas. Obtenção de bio produtos a partir de algas. Alginatos e aplicações.

Bio polímeros: Polímeros substitutos de plásticos: produção de poli-hidroxialcanoatos- PHA, poliácido láctico (PLA).
Outros biopolímeros: queratinas, quitinas e quitosano.
Noção de biocompatibilidade dos materiais. Aplicação de bio polímeros biocompatíveis. Bioprodutos com interesse na modulação da biocompatibilidade. Heparina.

Outras substâncias, colagénio, ácido hialurónico.

 

 

 

 

 

 

 

 

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Manuel Tavares Branco Varejão

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Apresentação por parte dos alunos de trabalho em área afim. - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Apresentação por parte dos alunos de trabalho em área afim. - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

apresentaçoes ppt fornecidas pelo docente

 

LA BIOMASA: Fundamentos, Tecnologías y Aplicaciones ;A. Damien. Enc. 2009,

MICROBIOLOGIE ALIMENTAIRE; Coord. C. M. Bourgeois. 2ème ed. Paris: Technique & Documentation, 1996. (Collection Sciences & Techniques Agroalimentaires, 0243-5624. – Vol. 2: Aliments fermentés et fermentations alimentaires, Microbiologia alimentar / Produto fermentado / Fermentação / Q02 / AGRIS CDU: 66

Varejão, J.M.T.B. (2022). Biomass, Bioproducts and Biofuels (1st ed.). CRC Press. Boca Raton, USA.