Conhecimentos de Base Recomendados
Biologia.
Métodos de Ensino
Aulas de apresentação e discussão de conceitos teóricos, pelo docente e pelos estudantes.
Aulas de campo de contacto com os inimigos das culturas e seus efeitos.
Aulas laboratoriais sobre metodologias de diagnóstico da Protecção de Plantas e da Fitopatologia, com identificação de sintomas, inimigos das culturas e auxiliares e discussão de resultados.
Desenvolvimento de pesquisa bibliográfica e realização de apresentações pelos estudantes.
Resultados de Aprendizagem
Na formação de um Engenheiro da área Agronómica é fundamental o conhecimento sobre os inimigos das culturas e os seus efeitos sobre a produção. Assim, nesta UC pretendese fornecer os elementos necessários à compreensão da importância da Protecção das Plantas para a Produção Agrícola. Serão introduzidos os princípios básicos da Protecção das Plantas e os conhecimentos sobre epidemiologia e resistência das plantas. Serão, ainda, abordados os diferentes grupos de inimigos das culturas e estudados os meios de luta disponíveis para evitar ou minimizar os estragos, sem afectar os recursos naturais. Deste modo o estudante deverá adquirir os conhecimentos para desenvolver as seguintes competências:
1. Conhecer os conceitos básicos da Protecção das Plantas e da Fitopatologia e os efeitos causados pelos inimigos e sua importância?
2. Identificar os principais inimigos?
3. Conhecer os meios de luta contra os inimigos das culturas e as regras de utilização dos produtos fitofarmacêuticos.
Programa
1. Conceitos em Protecção das Plantas e Fitopatologia e efeitos dos inimigos das culturas: Inimigos das culturas, prejuízos e importância? Patologia Vegetal. Doenças e seu desenvolvimento. Resistência. Diagnóstico.
2. Identificação dos inimigos, factores de disseminação e importância: Micologia, Bacteriologia, Virologia e Nematologia Fitopatológica. Morfologia, reprodução, classificação, ciclo biológico e diagnóstico. Exemplos de grande importância? Entomologia e Acarologia Agrícolas. Importância económica. Morfologia, fisiologia, reprodução e classificação. Ordens de interesse agronómico. Espécies mais importantes? Herbologia. Definição de infestante. Prejuízos e efeitos benéficos. Classificação. Espécies mais importantes.
3. Meios de luta: Indirectos: Luta Legislativa, Genética, Cultural, Mecânica e Limitação natural? Directos: Luta Física, Mecânica, Térmica, Biológica e Biotécnica. Luta Química. Toxicologia, Legislação e Uso Sustentável dos Pesticidas.
Métodos de Avaliação
- - 2 Testes teóricos - 60.0%
- - 3 Apresentações com discussão - 40.0%
- - Teste de exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Fox, R. T.V., Principles of Diagnostic Techniques in Plant Pathology. CAB NTERNATIONAL. 1993.
Guimarães, J.M. Apontamentos de Entomologia Agrícola. I.P.C.B., E.S.A. Castelo Branco. 1986.
Moreira, I.? Boulet, C.? Zaragoza, C.? Taleb, A. Ervas daninhas das vinhas e pomares. I.S.A. Lisboa. 1986.
Strange, R.N.Introduction to Plant Pathology. John Wiley & Sons Ltd, England. 2003.
Agrios, G.N. Plant Pathology. Academic Press, Inc. London. 2005.
Bergamin Filho, A.? Kimati, H. e Amorim, L. Manual de Fitopatologia. Princípios e Conceitos. 3ª Edição. Agronómica Ceres. Brasil. 1995.
Frescata, C. Protecção contra pragas sem luta química. Colecção AGRO. Publicações EuropaAmérica. 2004.
Amaro, P. A Protecção Integrada. ISA Press. 2003.
Cunha, M.J.? Casau, F.? Amaro, R. e Oliveira, A. Tecnologias Limpas em AgroPecuária. Colecção Agricultura e Ambiente. SPI. 2005.
Simões, J.S. Utilização de Produtos Fitofarmacêuticos na Agricultura. Colecção Agricultura e Ambiente. SPI. 2005.