Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino são variadas e abrangem desde o ‘role playing’ perspectivando uma situação profissional futura, passando por leitura de textos extensos do domínio da área de referência.
Resultados de Aprendizagem
1. Ler e compreender textos escritos de várias tipologias na área do Turismo; Identificar os principais tópicos abordados nesses textos; Compreender o vocabulário técnico e elaborar um glossário Inglês-Português; Inferir o significado de palavras através do contexto.
2. Escrever textos sobre tópicos da UC, usando as regras da língua inglesa; Melhorar técnicas de descrição; Elaborar resumos para brochuras; Utilizar vocabulário técnico; Compreender palestras, filmes e documentários.
3.1 Produzir oralmente resumos e paráfrases; Preencher fichas de trabalho.
4. Realizar apresentações orais sobre temáticas do Turismo; Elabora um programa de visita ou de itinerário.
5. Utilizar vocabulário específico da área do turismo num contexto pragmático-funcional (currículo, carta de candidatura e de apresentação, carta formal, e-mail, folhetos).
Programa
1. Leitura e compreensão de vários tipos de textos escritos na área do turismo: tendências atuais; destinos turísticos; atividades turísticas; hotelaria, alimentação, bebidas; turismo sustentável.
2.Produção de textos sobre tópicos da UC, usando as regras da língua inglesa
3. Visionamento de filmes e audição de textos áudio
4. Apresentações orais sobre temáticas do turismo
5. Utilização de vocabulário específico de turismo num contexto pragmático-funcional: postos de turismo, hotéis e restaurantes
Docente(s) responsável(eis)
Ana Bela Oliveira Mendes LopesMétodos de Avaliação
- - Trabalho escrito - 25.0%
- - Dois trabalhos com expressão oral - 50.0%
- - Teste escrito - 25.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
DOFS, K (2012)-Autonomous Language Learning. Christchurch: CPIT Printery.
DONNELAN, C. (ed.) (2002)–The Tourism Issue. Issues vol. 33. Cambridge: Independence Educational Publishers.
HARDING, K (1999)–Going International. English for Tourism. Oxford: Oxford University Press.
HARDING, K et al. (2001)-High Season. English for the Hotel and Tourism Industry. Oxford: Oxford University Press.
ICEP (1999)–Portugal: Seven Good Reasons to Visit. Video cassette. Investimento, Comércio e Turismo de Portugal.
JACOB, M et al. (1997)–English for International Tourism. Harlow: Longman.
JONES, L (1998)–Welcome. English for the Travel and Tourism Industry. Cambridge: Cambridge University Press.
MOL, H (2008)-English for Tourism and Hospitality in Higher Education Studies. Reading: Garnet Publishing.
PAGE, S et al. (2001)–Tourism: A Modern Synthesis. London: Thomson Learning
STUTT, P.(2013)- English for International Tourism. Harlow: Pearson Education Limited.