Agricultura Biológica

Métodos de Ensino

O desenvolvimento da componente teórica é realizado com recurso ao método expositivo e apresentação de materiais específicos, recorrendo-se a estratégias de exposição participada e exemplos práticos, assim como a eventuais passagens de videos, diaporamas e documentários, como complemento da informação nos temas em questão; A organização de seminários com oradores convidados e de visitas de estudo, é também de considerar.
A elaboração de trabalhos de campo, com utilização das técnicas abordadas, envolvendo a observação e discussão da turma, constitui parte da prática da UC, obrigando o aluno a estruturar e aplicar os conhecimentos adquiridos em situações com a respectiva aplicabilidade.
Testes escritos, trabalhos de pesquisa, fichas de leitura e apresentações orais com discussão.

Resultados de Aprendizagem

Como resultado da aprendizagem, pretende-se que o aluno adquira as seguintes noções: História e evolução da Agricultura Biológica (AB). Perspectiva histórica e ética. Bases ecológicas. A situação actual da AB. A Intensificação Agrícola versus a Sustentabilidade. Os movimentos contrários à intensificação da Agricultura. Normas e legislação. Princípios e práticas fundamentais em Produção Biológica (PB).

Técnicas de implementação e demonstração de tecnologias de produção em AB. Vantagens, forma de gestão, características mais relevantes e o enquadramento em sistemas de produção das raças autóctones de diferentes espécies pecuárias em PB. Organização e funcionamento de livros genealógicos. Grelhas para a pontuação de animais. O técnico de AB, como agente de mudança no mundo rural agrícola, face à sustentabilidade.

Programa

História e definição da AB; Correntes de Agricultura Sustentável (AS); Métodos e tecnologias em PB; Princípios e objectivos e legislação vigente. Reconhecimento de espontâneas como indicadoras da fertilidade e tipo de solo. A biologa do solo e interferência na sua fertilidade;. A trofobiose no diagnóstico e prevenção da saúde vegetal. A Fitiatria na protecção das culturas.
Livros Genealógicos e preservação de raças autóctones. Meio ambiente do solar de origem de raças autóctones e características morfo-funcionais do sistema de produção tradicional. Raças autóctones das principais espécies pecuárias e integração em sistemas de produção. Preservação de características morfofuncionais de raças autóctones, face ao cariz de produtividade explícito no seu melhoramento.
Mudança no contexto rural e intervenção do técnico AB nos modelos neo-liberal e de soberania alimentar.
Conceito de rural e interdependência com o urbano; multifuncionalidade da agricultura e sustentabilidade territorial.

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - O Módulo 1- Avalia a Competência 1 . - 63.0%
  • - O Módulo 2- avalia a Competência 2 - 37.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

FERREIRA, J.C. et al (1998). Manual de agricultura biológico- Fertilização e protecção das plantas para uma agricultura sustentável. AGROBIO, Lisboa, 431 p.

Archivos de Zootecnia. Volume, nº 187, p. 363-383.

DENTINHO, Tomás e Rodrigues, Orlando (2007). Periferias e Espaços Rurais. Editora Principia, S. João do Estoril

AFONSO, F; G. Candeias e M. Pratas (2013). “Raças Autóctones Portuguesas”. Ed: DGAV. Lisboa 2013

LAMPKIN, N. (1990). Organic Farming. Farming Press Books, Ipswich, 701 p.

PIMBERT, Michel (2008) Towards Food Sovereignty, Reclaiming autonomous food systems, IIED, London

GUET, G. (1993). Agriculture biologique méditerranéenne – Guide pratique à usage profissionel. Graphot, Saint-Paul-Châteaux, 520 p.

Comissão Executiva Nacional (2004). Relatório Nacional sobre o Estado dos Recursos Genéticos Animais -Recursos Genéticos Animais em Portugal. Ed. Policopiada.

MATOS, C. A. P. (2000). Recursos Genéticos Animais e Sistemas de Exploração Tradicionais em Portugal.