Marketing, Comercialização, Regulamentação e Certificação

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A Unidade Curricular (UC) é Teórico-Prática, dando particular relevo às atividades de pesquisa, organização e
estudo conduzidas pelo aluno e à realização de um trabalho de grupo. São combinados diversos métodos e
técnicas de ensino-aprendizagem:
· Exposição oral dos conteúdos necessários à aquisição das competências, em aulas teórico-práticas e
seminários/palestras com convidados, que suscitam a participação dos estudantes;
· Flipped Learning;
· Elaboração de trabalhos em grupo;
· Apresentação oral, defesa e discussão dos trabalhos desenvolvidos

Resultados de Aprendizagem

No final da Unidade Curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
1. Compreender a dinâmica do comércio mundial de produtos de agricultura biológica, reconhecendo tendências globais, oportunidades e constrangimentos.
2. Identificar e descrever a estrutura e os principais atores da cadeia de comercialização de produtos biológicos, desde a produção até ao consumidor final.
3. Aplicar métodos e técnicas de análise do perfil do consumidor/cliente, de modo a interpretar motivações, preferências e padrões de consumo.
4. Desenvolver estratégias de marketing adaptadas à agricultura biológica, assegurando a integração das exigências da regulamentação e da certificação.

Programa

1. Principais características da agricultura biológica: antecedentes históricos e vantagens potenciais
2. Produção, importação e exportação: canais de comercialização e regulamentação internacional
3. O papel institucional e as políticas da Organização Mundial do Comércio e da União Europeia
4. Estrutura da cadeia de valor dos produtos biológicos, canais de comercialização e regulamentação nacional
5. Visão global do consumo: estudos de casos
6. Análise do perfil do consumidor dos produtos produzido pelo modo da agricultura biológica
7. Estratégias de marketing mix: teoria e aplicação aos produtos da agricultura biológica

Docente(s) responsável(eis)

Maria Isabel Ribeiro Dinis

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Avaliação 1: teste escrito - 40.0%
  • - Avaliação 2: Trabalho e apresentação - 60.0%
Avaliação continua
  • - Avaliação 1: teste escrito - 40.0%
  • - Avaliação 2: Trabalho e apresentação - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Arbenz, M., Gould, D., Stopes, C. (2016). Organic 3.0 – for truly sustainable farming and consumption. IFOAM Organics International, Bonn, SOAAN, Bonn.
Belletti, G., Marescotti, A. (2020). Short Food Supply Chains for Promoting Local Food on Local Markets. United Nations Industrial Development Organization, Vienna.
Breidert, C., Hahsler, M., & Reutterer, T. (2006). A review of methods for measuring willingness-to-pay. Innovative Marketing, 2(4), 8–32.
DGADR (2017). Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica e Plano de Ação para a Produção e Promoção de Produtos Agrícolas e Géneros Alimentícios Biológicos. Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Lisboa.
Dinis, I. (2022). Agricultura Biológica passo a passo: Gestão e Comercialização. Escola Superior Agrária de Coimbra.
Guilherme, R. (2022). Agricultura Biológica passo a passo: Conversão e Certificação. Escola Superior Agrária de Coimbra.
Kotler, P., Armstrong, G. (2023). Principles of Marketing. 19th Ed. Global Edition.
Moller, B., Voglhuber-Slavinsky, A., Dönitz, E., Rosa, A. (2019). 50 trends influencing Europe’s food sector by 2035. Fraunhofer Institute for Systems and Innovation Research ISI, Karlsruhe, Germany.
Willer, H., Trávníček, J., Schlatter, B. (Eds.) (2025). The World of Organic Agriculture. Statistics and Emerging Trends 2025. Research Institute of Organic Agriculture FiBL, Frick, and IFOAM – Organics International, Bonn.