Métodos de Ensino
As aulas serão maioritariamente de carácter expositivo, suportadas por apresentações, apontamentos dos docentes, e discussão sobre estudos de caso. Serão constituídos grupos que deverão apresentar um trabalho orientado com um relatório escrito, devendo conter na bibliografia 2 referências “ISI Web Knowledge”.
Após a 3ª aula iniciarão um trabalho de “projecto”, apoiado pelos docentes envolvidos na UC, que deverá obrigatoriamente avaliar o impacto da actividade agrícola e pecuária, podendo ter por base numa exploração agropecuária ou duas explorações distintas sendo uma agrícola e outra pecuária. Este trabalho apresentará inovações baseadas em pesquisa científica e em regulamentos actuais que pretendam diminuir o impacto da actividade agropecuária sobre o meio ambiente.
Resultados de Aprendizagem
Ter conhecimentos para desenvolver um projecto de impacto ambiental dentro das normas nacionais.
Obter critérios racionais para a implementação de decisões relacionadas com a gestão integrada de áreas agrícolas. Desenvolver “catálogos” de boaspráticas com as mais actuais práticas de protecção ambiental
Equacionar as consequências da actividade agropecuária no meioambiente. Conhecer metodologias de avaliação e monitorização de impactos ambientais
Programa
Identificação dos desafios ambientais presentes e futuros, com particular incidência sobre o papel das atividades agropecuárias enquanto atividades poluidoras e o seu potencial depurador.
O enquadramento legal das Avaliações de Impacto Ambiental em Portugal e na União Europeia, em particular no que respeita às actividades agropecuárias. Utilização de fertilizantes orgânicos, recolha, compostagem e distribuição? produtos e subprodutos da atividade agropecuária.
Impacto ambiental da atividade agropecuária. Importância do solo a) Limites à aplicação de adubos, estrumes e lamas. b) Controlo ambiental da aplicação de pesticidas.
Normas portuguesas de Produção Integrada e Protecção Integrada (manuais de produção, métodos utilizados e objectivos a atingir) A actividade agropecuária e a biodiversidade. Apresentar exemplos de “catálogos” de boas-práticas.
Tratamento de efluentes e conversões em instalações pecuárias.
Docente(s) responsável(eis)
Luísa Maria Chambel Filipe Lopes Leitão MartinMétodos de Avaliação
- - Apresentação e discussão oral - 40.0%
- - Monografia - 60.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Stewart, C. (2004) Genetically modified planet: environmental impacts of genetically engineered plants. Oxford: University Press.
Erickson, A.(1994) A pratical guide to environmental impact assessment. San Diego. California.
Rodrigues, G.? Campanhola, C.? Kitamura, P. (2002) Avaliação de impacto ambiental da inovação tecnológica agropecuária: um sistema de avaliação para o contexto institucional de P & D. Cadernos de Ciência & Tecnologia. Volume 19, n. 3, p. 349375. Brasília
Ministerio del Medio Ambiente (1998) Guía para la elaboración de estudios del medio físico: contenido y metodología/Miguel Aguilo Alonso et al. Centro Publicaciones Secretaría General Técnica. Madrid.
Canter, W. (1996) Environmental impact assessment. 2nd edition. McGrawHill. New York. (McGrawHill series in water resources and environmental engineering)