Conhecimentos de Base Recomendados
Possuir conhecimentos elementares da atividade agrícola e pecuária.
Métodos de Ensino
Considerando que a edição do curso não funciona no ano letivo 2024/2025, a UC decorrerá essencialmente por orientação tutorial consoante o contacto por parte dos alunos incritos.
Resultados de Aprendizagem
Ter conhecimentos para desenvolver um projecto de impacto ambiental dentro das normas nacionais. Obter critérios racionais para a implementação de decisões relacionadas com a gestão integrada de áreas agrícolas. Desenvolver “catálogos” de boas práticas com as mais actuais práticas de protecção ambiental. Equacionar as consequências da actividade agropecuária no meio ambiente. Conhecer metodologias de avaliação e monitorização de impactos ambientais.
Programa
Módulo 1 – Identificação dos desafios ambientais presentes e futuros, com particular incidência sobre o papel das atividades agropecuárias enquanto atividades poluidoras e o seu potencial depurador. O enquadramento legal das Avaliações de Impacto Ambiental em Portugal e na União Europeia, em particular no que respeita às actividades agropecuárias. Utilização de fertilizantes orgânicos, recolha, compostagem e distribuição. Produtos e subprodutos da atividade agropecuária.
Módulo 2 – Impacto ambiental da atividade Agrícola. Importância do solo a) Limites à aplicação de adubos, estrumes e lamas. b) Controlo ambiental da aplicação de pesticidas. Normas portuguesas de Produção Integrada e Proteção Integrada (manuais de produção, métodos utilizados e objetivos a atingir).
Módulo 3 – A atividade Pecuária e a biodiversidade. Apresentar exemplos de “catálogos” de boas-práticas. Tratamento de efluentes e conversões em instalações pecuárias.
Docente(s) responsável(eis)
Luísa Maria Chambel Filipe Lopes Leitão MartinMétodos de Avaliação
- - Apresentação e discussão oral - 40.0%
- - Monografia - 60.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Canter, W. (1996) Environmental impact assessment. 2nd edition. McGrawHill. New York. (McGrawHill series in water resources and environmental engineering)
DGADR (2020) Manual Prático de Avaliação de Impacte Ambiental., Divisão de Ordenamento do Espaço Rural, Lisboa.
Erickson, A.(1994) A pratical guide to environmental impact assessment. San Diego. California.
Ministerio del Medio Ambiente (1998) Guía para la elaboración de estudios del medio físico: contenido y metodología/
Miguel Aguilo Alonso et al. Centro Publicaciones Secretaría General Técnica. Madrid.
Rodrigues, G., Campanhola, C., Kitamura, P. (2002) Avaliação de impacto ambiental da inovação tecnológica agropecuária: um sistema de avaliação para o contexto institucional de P & D. Cadernos de Ciência & Tecnologia. Volume 19, n. 3, p. 349375. Brasília
Stewart, C. (2004) Genetically modified planet: environmental impacts of genetically engineered plants. Oxford: University Press.