Seminários

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de ciência e tecnologia alimentar.

Métodos de Ensino

O docente orienta o aluno no desenvolvimento de portefólio de desenvolvimento profissional contínuo, definindo a sua estrutura, sugerindo literatura e ferramentas de diagnóstico de competência e fazendo o acompanhamento individual neste processo de autoavaliação.

Palestrantes são convidados a apresentar temas da sua especialidade para alunos que estudaram previamente o tema num curto espaço de tempo, sendo estes responsáveis por colocar questões que completem e/ou clarifiquem o tema exposto durante a palestra.

Após uma introdução da problemática da ética alimentar, o docente orienta os alunos na aplicação da matriz ética e na participação em debate sobre um tema de ética alimentar por encenação de papel de representante de um dos grupos de interessados. 

 

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos do curso trabalhados nesta UC são o “domínio avançado na tecnologia alimentar” e a “capacidade de auto-avaliação”.

 

Os objetivos específicos (resultados de aprendizagem) são:

1. Em equipa, aplica a matriz ética a um dilema, fundamentando todas as componentes da matriz.

2. Debate um tema de ética alimentar demonstrando sensibilidade aos interesses dos envolvidos e respeito pelos diversos princípios éticos. 

3. Traça um plano de aprendizagem para atingir os seus objetivos de carreira.

Programa

 1. Abordagem de conteúdos diversos de indústrias alimentares quer de transformação de produtos alimentares, quer de temas a montante ou a jusante da transformação. Exemplos: tecnologia de produção de óleos e gorduras, tecnologia pós-colheita, produção de mel, pólen e geleia real, organismos geneticamente modificados, bem estar animal, política alimentar em Portugal, soberania alimentar, toxicologia alimentar, grande distribuição.

2. Temas de ética alimentar: fraude alimentar, denunciante, sustentabilidade ao longo da cadeia de abastecimento alimentar, ética de consumo, rotulagem, códigos de ética em profissões da área alimentar, responsabilidade social corporativa, etc.

3. Orientações para a preparação de portefólio para o desenvolvimento profissional contínuo. O portefólio é individual e inclui três partes: (1) descrição dos objetivos profissionais de curto e médio prazo e respetivas competências genéricas e específicas, (2) autoavalia as suas competências e identifica falhas e pontos portes, (3) traça plano de formação e experiência profissional necessário para atingir os objetivos.

Docente(s) responsável(eis)

Susana Maria Pereira Dias

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - Seminário - 50.0%
  • - Performance during lessons / lectures and Auto / hetero - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Hui, Y.H. (Ed.) 2006.  Handbook of food science, technology and engineering. CRC Press, Boca Raton.

Hartel, R., Klawitter, C.P. 2008. Careers in Food Science: From Undergraduate to Professional. Springer, New York.

Food careers. [Consultado a 15 de Setembro, 2021]. Disponível em <URL:https://www.foodcareers.eu>.

European Skills Competences and Occupations.[Consultado a 22 de Setembro, 2022]. Disponível em https://esco.ec.europa.eu/en/classification/occupation_main

Apontamentos e recurso a endereços de internet a indicar pelos palestrantes e pelo docente da UC.