Jornalismo Radiofónico

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino direta aplicar-se-á nas sessões teórico-práticas, de exposição de conteúdos e de análise de casos práticos. A metodologia indireta será seguida nas aulas práticas, simulando-se uma redação radiofónica.

Avaliação Contínua:

Participação presencial: os alunos são avaliados pela sua participação nos trabalhos desenvolvidos em aula.

Trabalhos de grupo: Produção de três trabalhos informativos em aula (45% da nota, resultante da média aritmética dos trabalhos).

Trabalho individual: Execução, maioritariamente em aula, de um noticiário radiofónico (55% da nota).

Avaliação por exame:

Prova escrita (40%)

Prova técnica (60%): noticiário radiofónico.

Todos os tipos e componentes de avaliação têm uma nota mínima de 7,5 Valores; caso não seja alcançada, a nota final é a obtida nas outras componentes, não podendo ultrapassar os 9 Valores (artº26, alínea b do Regulamento Académico do 1º Ciclo do IPC).

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre, os estudantes devem ser capazes de compreender a especificidade do meio rádio e da linguagem radiofónica, bem como de aplicar esses conhecimentos na produção de textos informativos e de géneros jornalísticos radiofónicos. Terão também de saber editar áudio digital.

Programa

Características da rádio

A linguagem radiofónica

Redação e locução

Géneros jornalísticos radiofónicos

Gravação e edição de áudio digital

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Noticiario radiofónico - 60.0%
  • - Exame - 40.0%
Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Mini Testes - 80.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Borreguero, M. A. (edt.) (2008). Nuevas Perspectivas sobre los Géneros Radiofónicos. Editorial Fragua.

Boyd, A. (2001). Broadcast Journalism: techniques of radio and television news. Focal Press.

Martínez-Costa, M.P.; Unzueta, J. R. D. (2005). Lenguaje, Géneros Y Programas de Radio: Introducción a la Narrativa Radiofónica. EUNSA.

Meditsch, E. (1999). A Rádio na Era da Informação. Minerva.

Meneses, J. P. (2003). Tudo o que se passa na TSF… para um livro de estilo. Edições Jornal de Notícias.

Sousa, J. P. e Aroso, I. (2003). Técnicas jornalísticas nos meios electrónicos: princípios de radiojornalismo, telejornalismo e jornalismo on-line. Universidade Fernando Pessoa.

Watkinson, J., (2002). Arte del Audio Digital. Instituto Oficial de Radio Y Televisión.