Realização e Pós-Produção Áudio/Rádio

Métodos de Ensino

As aulas terão uma componente expositiva, na qual serão lecionados os aspetos chave em termos teóricos, sendo o restante tempo dedicado à execução de trabalhos práticos.

Avaliação Contínua:

Participação presencial: Os alunos são avaliados pela sua participação nos trabalhos desenvolvidos em aula.

Trabalhos de grupo: Produção de dois podcasts em aula (trabalhos de sonorização a indicar na aula) (40% da nota, resultante da média aritmética dos trabalhos).

Trabalho individual: Execução, maioritariamente em aula, de um podcast (temático) (60% da nota).

Avaliação por exame:

Prova escrita (40%)

Prova técnica (60%): podcast (temático).

Todos os tipos e componentes de avaliação têm uma nota mínima de 7,5 Valores; caso não seja alcançada, a nota final é a obtida nas outras componentes, não podendo ultrapassar os 9 Valores (artº26, alínea b do Regulamento Académico do 1º Ciclo do IPC).

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se habilitar os futuros profissionais de Comunicação Social com as competências necessárias à execução das técnicas de realização e pós-produção áudio/rádio, com um enfoque na edição de áudio digital e na publicação online (podcasts).

Os conhecimentos a adquirir e as competências a desenvolver envolvem a compreensão dos elementos da linguagem sonora, o domínio de técnicas de edição de áudio, de sonorização e a adequação a diferentes produtos sonoros e audiovisuais, nomeadamente tendo em conta a produção de conteúdos digitais para os novos media.

Programa

1. A rádio e a linguagem sonora

1.1. Características do medium rádio

1.2. A linguagem radiofónica: palavra, música, silêncio, ruído e efeitos

1.3. Os cenários sonoros. O raccord. A narratividade

1.4. O som. Técnicas de edição digital

2. Realização e Pós-Produção Áudio/Rádio

2.1. Conceção de produtos sonoros

2.2. Pós-produção áudio digital para produtos sonoros e audiovisuais

2.3. Exportação e publicação online (podcasts).

Docente(s) responsável(eis)

António José Boto Figueiredo

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%
Exame
  • - Podcast - 60.0%
  • - Frequência - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Antón, E. R. (2005). Producción Radiofónica. Cátedra Ediciones.

Cebrián, M. (2008). La radio en Internet. La Crujía.

Corey, J. (2013). Audio Production and Critical Listening: Technical Ear Training. Focal Press.

Izhaki, R. (2008). Mixing Audio: Concepts, Practices and Tools. Focal Press.

Meneses, J. P. (2012), Estudos sobre a Rádio. Passado, Presente e Futuro. Mais Leituras.

Martínez-Costa, M.P.; Unzueta, J. R. D. (2005). Lenguaje, Géneros Y Programas de Radio: Introducción a la Narrativa Radiofónica. EUNSA.

Priestman, C. (2006). Web Radio: Radio Production for Internet Streaming. Focal Press.

Rose, J. (2015). Producing great sound for film and video: expert tips from preproduction to final mix. Focal Press.

Watkinson, J., (2002). Arte del Audio Digital. Instituto Oficial de Radio Y Televisión.