Produção e Administração de Conteúdos Online

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino passam pelo envolvimento e responsabilização dos alunos na idealização, desenvolvimento e execução de um projecto, cujos pontos de passagem são monitorizados pelo Docente face à sua fundamentação e objectivo final.

A metodologia de avaliação contínua valoriza o cumprimento dos prazos e metas do projeto, classificando a integração dos objectivos de aprendizagem e os requisitos dos produtos finais. Este projecto valoriza os trabalhos em conjunto (80%). Um dos trabalhos será realizado e classificado individualmente (20%).  Apesar de ser altamente recomendável o envolvimento num projecto, nos casos em que seja demonstrada preferência por uma avaliação por exame, está prevista a realização de um exame prático, incidindo sobre os objectivos de aprendizagem estabelecidos.

Resultados de Aprendizagem

Utilizar formatos e convenções digitais de fotografia, vídeo, som e gráficos

Aplicar conceitos de interactividade, funcionalidade, portabilidade

Conceber e editar produtos para publicação em suporte digital

Administrar a publicação de conteúdos numa plataforma online

Dominar as funcionalidades das redes sociais

Cumprir os prazos e metas estabelecidos individualmente e para a equipa de trabalho

Programa

As fases de gestão de um projecto de produção de conteúdos: da fundamentação à execução e publicação

Definição e execução de projectos individuais e de equipa

Produção de conteúdos digitais em vídeo, fotografia, som e gráficos

Publicação e administraçao dos conteúdos

Docente(s) responsável(eis)

Carla Susana Ribeiro Patrão

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BAARS, W. (2006). Project Management Handbook (1.1. ed.). The Hague: Dans – Data arquive and network services.

DUNHAM, R. S. (2020). Multimedia Reporting : How Digital Tools Can Improve Journalism Storytelling. Singapore: Springer Verlag.

KENNEDY, D. (2010). A multitasking, multimedia journalist [Blog]. Disponível em http://tinyurl.com/luxjaoz.

THORNBURG, R. M. (2011). Producing Online News – Digital Skills, Stronger Stories. Washington: CQ Press.

THURMAN, N., & SCHIFFERS, S. (2012). The Future of Personalization at news websites. Journalism Studies, 1–16.

WILKINSON, J. S., GRANT, A. E., & FISHER, D. J. (2012). Principles of Convergent Journalism (2.ª ed.). Oxford University Press.

MUHAMMAD, F. H. & FERRUCCI, P. (2022) Understanding Social Media in Journalism Practice: A Typology, Digital Journalism, DOI: 10.1080/21670811.2022.2086594