Métodos de Ensino
Sem abdicar da componente de informação fornecida pelo professor, a metodologia a utilizar nesta disciplina define-se basicamente pela análise de casos práticos de investigação e pela resolução de exercícios de aplicação.A avaliação periódica far-se-á através da realização de 1. um teste de carácter sumativo e 2. da componente de presença participativa nas aulas
Resultados de Aprendizagem
1.desenvolver um espírito crítico face à divulgação de informação supostamente objectiva e rigorosa: 2. escolher e adequar o design ao problema de investigação e ao contexto de onde ele emerge. 3. conhecer as formas de identificação, manipulação, controlo e medição de variáveis. 4. escolher, caracterizar e seleccionar os sujeitos a utilizar. 5. considerar as condições necessárias a uma possível validação populacional e ecológica dos resultados. 6. conhecer os modos de construção/adequação/escolha do instrumento de recolha de dados e seu ajustamento ao caso de investigação. 7. ajustar os instrumentos estatísticos de tratamento dos dados à sua natureza e às intenções do estudo
Programa
1. Características e funções do conhecimento científico 2. As etapas do ciclo de investigação 3. Elementos e construtos básicos da investigação científica 4. Paradigmas de investigação em Comunicação Social 5. Recolha de dados 6. Análise e tratamento dos dados 7.O Artigo Científico 8. Ética na Investigação
Docente(s) responsável(eis)
Giovanni Ricardo RamosEstágio(s)
NAO
Bibliografia
BERGER, A. A. (2000) Media and communication research methods: an introd. to qualitative and quantitative approaches, London: Sage/ CALADO, Isabel (2020). Manual de Metodologia da Investigação Científica em Ciências Sociais./ GASKELL, George e MARTIN, W. Bauer (2002) Pesquisa Qualitativa com texto, Imagem e Som, Petrópolis: Vozes/ HAMMERSLEY, M. e ATKINSON, P. (2007) Ethnography: Principles in practice, London: Routladge; HILL, Andrew (2009). Investigação por questionário. Sílabo./ NEUMAN, W. L. (2007) Social Research: Qualitative and Quantitative Approaches, Boston: Pearson./ YIN, R. K. (2001) Estudos de Caso: Planejamento e Métodos, São Paulo: Bookman Companhia Ed