Métodos de Ensino
6.1 As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão em três componentes pedagógicas fundamentais:
– Componente teórica – exposição oral centrada nos conteúdos previstos;
– Componente prática – desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
6.2 A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, das seguintes modalidades:
– Avaliação contínua;
– Exame.
A avaliação contínua obedecerá a critérios que serão explicitados em diferentes exercícios, de acordo com as seguintes componentes e pesos:
– Teórico-prática – 30%;
– Prática – 70%.
O exame terá uma componente teórica, com um peso de 30%, e uma componente prática, com um peso de 70%.
Resultados de Aprendizagem
3.1 Compreensão do quadro conceptual da arte e da expressão visuais.
3.2 Identificação dos elementos da gramática visual e domínio dos meios e técnicas de expressão e representação.
3.3 Desenvolvimento de projetos de artes visuais associados a referências metodológicas de carácter pedagógico, reflexivo e criativo.
Programa
4.1 ARTE E EXPRESSÃO VISUAIS
4.1.1 Arte, educação e cultura
4.1.2 Universos visuais do património
4.1.3 Discursos e leituras das manifestações artísticas
4.2 MEIOS E TÉCNICAS DE EXPRESSÃO
4.2.1 Elementos da gramática visual
4.2.2 Materiais, suportes e instrumentos
4.2.3 Técnicas e práticas de expressão plástica
4.3 PROJETO EM ARTES VISUAIS
4.3.1 Reflexão e experimentação criativa
4.3.2 Desenvolvimento do gosto pela arte
4.3.3 Pedagogia e interdisciplinaridade
Docente(s) responsável(eis)
Professor a definir - ESECSusana Alexandra Marques Ribeiro
Métodos de Avaliação
- - Componente teórica - 30.0%
- - Componente prática - 70.0%
- - Exercícios - componente teórica - 40.0%
- - Exercícios - componente prática - 60.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
APRENDIZAGENS ESSENCIAIS – Artes Visuais – 1.º Ciclo do EB. MEC – DGE.
Eça, T & Saldanha, A. (2016). Artes Visuais na Educação. APECV.
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA. MEC – DGE.
GREENE, M. (2008). Liberar la imaginación – ensayos sobre educación, arte y cambio social. Editorial Graó.
Hargreaves, D. J. (2002), Infancia y Educación Artística. Ediciones Morata.
LUQUET, G (1979) O desenho infantil, 3.ª edição. Livraria Civilização.
RODRIGUES, D. (2002). A infância da Arte, a arte da infância. Edições ASA.
Valhondo, A. & López, S. (2002) Didactica de la Expressión Plástica en Educación Infantil. Universidad de Oviedo.
APRENDIZAGENS ESSENCIAIS – Artes Visuais – 1.º Ciclo do EB. MEC – DGE.
Eça, T & Saldanha, A. (2016). Artes Visuais na Educação. APECV.
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA. MEC – DGE.
GREENE, M. (2008). Liberar la imaginación – ensayos sobre educación, arte y cambio social. Editorial Graó.
Hargreaves, D. J. (2002), Infancia y Educación Artística. Ediciones Morata.
LUQUET, G (1979) O desenho infantil, 3.ª edição. Livraria Civilização.
RODRIGUES, D. (2002). A infância da Arte, a arte da infância. Edições ASA.
Valhondo, A. & López, S. (2002) Didactica de la Expressión Plástica en Educación Infantil. Universidad de Oviedo.