Artes Visuais

Métodos de Ensino

6.1 As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão em três componentes pedagógicas fundamentais:

– Componente teórica – exposição oral centrada nos conteúdos previstos;

– Componente prática – desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.

6.2 A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, das seguintes modalidades:

– Avaliação contínua;

– Exame.

A avaliação contínua obedecerá a critérios que serão explicitados em diferentes exercícios, de acordo com as seguintes componentes e pesos:

 – Teórico-prática – 30%;

– Prática – 70%.

O exame terá uma componente teórica, com um peso de 30%, e uma componente prática, com um peso de 70%.

Resultados de Aprendizagem

3.1 Compreensão do quadro conceptual da arte e da expressão visuais.

3.2 Identificação dos elementos da gramática visual e domínio dos meios e técnicas de expressão e representação.

3.3 Desenvolvimento de projetos de artes visuais associados a referências metodológicas de carácter pedagógico, reflexivo e criativo.

Programa

4.1 ARTE E EXPRESSÃO VISUAIS

4.1.1 Arte, educação e cultura

4.1.2 Universos visuais do património

4.1.3 Discursos e leituras das manifestações artísticas

4.2 MEIOS E TÉCNICAS DE EXPRESSÃO

4.2.1 Elementos da gramática visual

4.2.2 Materiais, suportes e instrumentos

4.2.3 Técnicas e práticas de expressão plástica

4.3 PROJETO EM ARTES VISUAIS

4.3.1 Reflexão e experimentação criativa

4.3.2 Desenvolvimento do gosto pela arte

4.3.3 Pedagogia e interdisciplinaridade

Docente(s) responsável(eis)

Professor a definir - ESEC
Susana Alexandra Marques Ribeiro

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Componente teórica - 30.0%
  • - Componente prática - 70.0%
Avaliação contínua
  • - Exercícios - componente teórica - 40.0%
  • - Exercícios - componente prática - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS – Artes Visuais – 1.º Ciclo do EB. MEC – DGE.    

Eça, T & Saldanha, A. (2016). Artes Visuais na Educação. APECV.

EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA. MEC – DGE.

GREENE, M. (2008). Liberar la imaginación – ensayos sobre educación, arte y cambio social. Editorial Graó.

Hargreaves, D. J. (2002), Infancia y Educación Artística. Ediciones Morata.

LUQUET, G (1979) O desenho infantil, 3.ª edição. Livraria Civilização.

RODRIGUES, D. (2002). A infância da Arte, a arte da infância. Edições ASA. 

Valhondo, A.  & López, S. (2002) Didactica de la Expressión Plástica en Educación Infantil. Universidad de Oviedo.

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS – Artes Visuais – 1.º Ciclo do EB. MEC – DGE.    

Eça, T & Saldanha, A. (2016). Artes Visuais na Educação. APECV.

EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA. MEC – DGE.

GREENE, M. (2008). Liberar la imaginación – ensayos sobre educación, arte y cambio social. Editorial Graó.

Hargreaves, D. J. (2002), Infancia y Educación Artística. Ediciones Morata.

LUQUET, G (1979) O desenho infantil, 3.ª edição. Livraria Civilização.

RODRIGUES, D. (2002). A infância da Arte, a arte da infância. Edições ASA. 

Valhondo, A.  & López, S. (2002) Didactica de la Expressión Plástica en Educación Infantil. Universidad de Oviedo.