Português I

Métodos de Ensino

As aulas baseiam-se na explicação dos assuntos e conceitos, bem como esclarecimento simultâneo de dúvidas durante a abordagem teórico-prática. Ao longo da exposição dos conteúdos teóricos que constituem o Programa, serão abordados exemplos de exercícios aplicáveis aos níveis de ensino pré-escolar e escolar, para que direciona o ponto III dos conteúdos do Programa. Utilizam-se slides em PowerPoint durante momentos expositivos de conhecimentos teóricos com vista a conjugar a memória auditiva com a memória visual para uma melhor optimização da apreensão dos saberes. Recorre-se sempre que possível a metodologias ativas através de trabalhos em grupo e à consulta de gramáticas e de textos.

A avaliação contínua concretiza-se através da realização de dois testes escritos com o peso de 40% cada e questões de aula com o peso total de 20%.

A avaliação final abrange a totalidade da matéria lecionada com um peso de 100%.

Resultados de Aprendizagem

1. Caracterizar a linguagem verbal;

2. Conhecer propriedades universais da língua;

3. Aplicar conhecimentos sobre fonética e fonologia;

4. Discriminar sons e fonemas da língua portuguesa;

5. Problematizar a importância do desenvolvimento linguístico no ensino da língua materna;

6. Relacionar o sistema fonológico e o sistema gráfico;

7. Compreender a importância das relações entre o sistema fonológico e o sistema gráfico no ensino da escrita;

8. Desenvolver a capacidade de reflexão linguística.

Programa

1 – A linguagem humana

2 – Noções de gramática e Universais Linguísticos

3 – Fonética do Português:

3.1 – Classificação dos sons vocálicos e consonânticos do português

4 – Fonologia:

4.1 – Fonemas e Pares Mínimos;

4.2 – Prosódia: a sílaba

5 – Desenvolvimento linguístico:

5.1 – Aquisição da Língua Pelas Crianças: produção e perceção. Aspetos fonológicos;

5.2 – Emergência da Consciência Fonológica;

5.2.1 – A aprendizagem da escrita. Relações entre o sistema fonológico e o sistema gráfico. Os casos de leitura

6- Consciência Fonológica e Necessidades Educativas Especiais:

6.1 surdez;

6.2 processamento auditivo;

6.3 terapia da fala;

6.4 dificuldades da linguagem.

Docente(s) responsável(eis)

Mônica Maria Soares Santos
Márcia Daniela Quinteiro Ferreira Marques

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Mini Testes - 80.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ADAMS, Marilyn Jager, Consciência fonológica em crianças pequenas, Porto Alegre, Artmed, 2008.

COSTA, João, SANTOS, Ana Lúcia, A Falar como os Bebés, Lisboa, Caminho, 2003.

DUARTE, Inês, Língua portuguesa: instrumentos de análise, Lisboa, Universidade Aberta, 2000.

FREITAS, Maria João, SANTOS, Ana Lúcia, Contar (histórias de) sílabas, Lisboa, Colibri/ APP, 2007.

FREITAS, Maria João, Os sons que estão dentro das palavras: descrição e implicações para o ensino do português como língua materna, Lisboa, Edição Colibri, 2012.

FROMKIN, Victoria, RODMAN, Robert, Introdução à linguagem, Coimbra, Almedina, 1993