Educação Física e Didática da Educação Física

Métodos de Ensino

As Aulas teórico-práticas têm componente expositiva e prática de conteúdos de Educação Fisica (EF) e de formação desportiva experimental, criando condições para a exemplificação e treino de procedimentos, metodologias e estratégias essenciais em didática da EF; As aulas de Prática Laboratorial desenvolvem as competências motoras de físicas das estudantes, envolvendo a avaliação motora em EF, contribuem para a literacia e cultura motora das estudantes e para o incremento da sua condição física, essencial para uma vida ativa, que se pretende ser um valor e um referencial educativo no desenvolvimento da criança . Esta unidade curricular é de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores]: 1. 45%: Prova prática/apresentação oral; 2. 50%: Prática experimental e avaliação em EF; 3. 5%: Participação presencial em aulas PL.

o Exame com provas teórica (50%) e prática (50%), será realizado se estudante obtiver na avaliação continua classificação igual ou superior a 30% na prática experim

Resultados de Aprendizagem

1.            Compreender, enquadrar e justificar a EF para e no desenvolvimento da criança e do processo educativo do Pré-Escolar e do 1º CEB

2.            Conhecer os conteúdos da EF pela vivência prática de atividades e exercícios específicos

3.            Conhecer o desenvolvimento motor na infância e desenvolver capacidades para o avaliar e interpretar

4.            Compreender modelo de desenvolvimento motor na dimensão educativa no Pré-Escolar e 1º CEB e a sua relação com a aprendizagem de habilidades motoras e o aumento do nível de condição física das crianças

5.            Interpretar características do jogo, do comportamento lúdico motor e do brincar ativo na infância e sua importância na aquisição de competências de diferentes domínios e para uma abordagem interdisciplinar na educação

6.            Identificar metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem, reconhecendo a aplicabilidade de princípios didáticos que potenciem a manipulação de affordances e constrangimentos em diversos contextos de intervenção pedagógica

Programa

1.            Enquadramento histórico da Educação Física (EF) e conceção atual no ensino Pré-Escolar e 1ºCEB

2.            Modelo do desenvolvimento motor

3.            Desenvolvimento motor na infância

4.            Habilidades motoras fundamentais

5.            Capacidades físicas na infância                                                                                

6.            Aprendizagem motora e controlo motor

7.            Jogo, comportamento motor lúdico e literacia física da criança

8.            Áreas e conteúdos da EF

9.            Formação Desportiva na infância

10.         Didática e estratégias de ensino e aprendizagem em EF  

Docente(s) responsável(eis)

Rui Manuel Sousa Mendes

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 5.0%
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 50.0%
  • - Apresentação oral de trabalho - 45.0%
Exame
  • - Componente prática - 50.0%
  • - Componente teórica - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Costa F. (2019). Educación física como proyecto de innovación y transformación cultural. Physical Education as a Project of Innovation and Cultural Transformation. Revista Caribeña de Investigación Educativa. 3(2), 19-32

DGE (2018). Orientações curriculares para o Pré-Escolar. Lisboa: DGE.

Gabinete Desporto Escolar (2000). Programa de Educação Física Ilustrado. Lisboa: ME.

Martins J. et al. (2017). Técnicas de Ensino para uma Educação Física. In R. Catunda et al. (Eds.), Educação Física Escolar. Referências para um ensino de qualidade (53-85). BH, Brasil: Casa da Educação Física.

Mendes R. & Dias G. (2013). Vamos aprender com jogos tradicionais portugueses. Santa Comba Dão: Edições Convite à Música.