Métodos de Ensino
As Aulas teórico-práticas têm componente expositiva e prática de conteúdos de Educação Fisica (EF) e de formação desportiva experimental, criando condições para a exemplificação e treino de procedimentos, metodologias e estratégias essenciais em didática da EF; As aulas de Prática Laboratorial desenvolvem as competências motoras de físicas das estudantes, envolvendo a avaliação motora em EF, contribuem para a literacia e cultura motora das estudantes e para o incremento da sua condição física, essencial para uma vida ativa, que se pretende ser um valor e um referencial educativo no desenvolvimento da criança . Esta unidade curricular é de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores]: 1. 45%: Prova prática/apresentação oral; 2. 50%: Prática experimental e avaliação em EF; 3. 5%: Participação presencial em aulas PL.
o Exame com provas teórica (50%) e prática (50%), será realizado se estudante obtiver na avaliação continua classificação igual ou superior a 30% na prática experim
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender, enquadrar e justificar a EF para e no desenvolvimento da criança e do processo educativo do Pré-Escolar e do 1º CEB
2. Conhecer os conteúdos da EF pela vivência prática de atividades e exercícios específicos
3. Conhecer o desenvolvimento motor na infância e desenvolver capacidades para o avaliar e interpretar
4. Compreender modelo de desenvolvimento motor na dimensão educativa no Pré-Escolar e 1º CEB e a sua relação com a aprendizagem de habilidades motoras e o aumento do nível de condição física das crianças
5. Interpretar características do jogo, do comportamento lúdico motor e do brincar ativo na infância e sua importância na aquisição de competências de diferentes domínios e para uma abordagem interdisciplinar na educação
6. Identificar metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem, reconhecendo a aplicabilidade de princípios didáticos que potenciem a manipulação de affordances e constrangimentos em diversos contextos de intervenção pedagógica
Programa
1. Enquadramento histórico da Educação Física (EF) e conceção atual no ensino Pré-Escolar e 1ºCEB
2. Modelo do desenvolvimento motor
3. Desenvolvimento motor na infância
4. Habilidades motoras fundamentais
5. Capacidades físicas na infância
6. Aprendizagem motora e controlo motor
7. Jogo, comportamento motor lúdico e literacia física da criança
8. Áreas e conteúdos da EF
9. Formação Desportiva na infância
10. Didática e estratégias de ensino e aprendizagem em EF
Docente(s) responsável(eis)
Rui Manuel Sousa MendesMétodos de Avaliação
- - Assiduidade e Participação - 5.0%
- - Trabalho laboratorial ou de campo - 50.0%
- - Apresentação oral de trabalho - 45.0%
- - Componente prática - 50.0%
- - Componente teórica - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Costa F. (2019). Educación física como proyecto de innovación y transformación cultural. Physical Education as a Project of Innovation and Cultural Transformation. Revista Caribeña de Investigación Educativa. 3(2), 19-32
DGE (2018). Orientações curriculares para o Pré-Escolar. Lisboa: DGE.
Gabinete Desporto Escolar (2000). Programa de Educação Física Ilustrado. Lisboa: ME.
Martins J. et al. (2017). Técnicas de Ensino para uma Educação Física. In R. Catunda et al. (Eds.), Educação Física Escolar. Referências para um ensino de qualidade (53-85). BH, Brasil: Casa da Educação Física.
Mendes R. & Dias G. (2013). Vamos aprender com jogos tradicionais portugueses. Santa Comba Dão: Edições Convite à Música.