Português II

Métodos de Ensino

•             Exposição e explicação dos assuntos e conceitos e esclarecimento simultâneo de dúvidas durante a abordagem teórico-prática dos vários conteúdos programáticos.

•             Realização de exercícios escritos, de teor prático, para aplicação dos saberes adquiridos ao longo do tratamento das diversas rubricas em estreita interligação com os momentos de explanação da matéria.

•             Trabalho autónomo dos alunos com leitura de bibliografia de especialidade.

Esta disciplina tem dois tipos de avaliação:

Avaliação Periódica: realização de dois testes escritos com o peso de 50% na nota final;

Avaliação por exame: realização de uma prova escrita no final do semestre em que se avalia a totalidade da matéria lecionada.

Resultados de Aprendizagem

•             Conhecimento reflexivo da gramática do português

•             Compreensão de vertentes da Língua: morfologia, sintaxe e semântica

•             Aplicação de conhecimentos linguísticos de acordo com o desenvolvimento linguístico da criança

Concepção de exercícios para o Ensino Básico nos domínios da morfologia, sintaxe e semântica

Programa

1 – Morfologia

1.1- Morfologia Flexional

1.2- Morfologia Derivacional

1.3- Processos de Criação e Formação de Palavras

2 – Sintaxe

2.1- Constituintes de Frase

2.2- Categorias Sintáticas

2.3- Estruturas de Coordenação

2.4- Estruturas de Subordinação

3-Desenvolvimento Linguístico: Consciência Morfossintática na criança

4- Semântica

4.1- Relações e traços semânticos

4.2- Antonímia

4.3- Hiperonímia

4.4-Sinonímia

4.5- Holonímia

4.6- Polissemia

5 – Desenvolvimento linguístico: a criança e o léxico.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Frequência - 100.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CAMPOS, Mª Henriqueta Costa e XAVIER, Mª Francisca- Sintaxe e Semântica do Português, Lisboa: Universidade Aberta, 2000

DUARTE, Inês- Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, 2000.

DUARTE, Inês, O conhecimento da língua: Desenvolver a consciência linguística, Lisboa: DGIDC, 2008.

ELISEU, André, Sintaxe do Português, Porto: Leya, 2014.

GOUVEIA, C.; PEDRO,E.R.;FARIA, H. I.- Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho, 2006.

PAIVA RAPOSO, Eduardo et al. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013 e 2020.

RIO TORTO, Mª da Graça et al.- Gramática Derivacional do Português. Coimbra: Imprensa UC, 2013.

SIM-SIM, Inês- Desenvolvimento da Linguagem. Lisboa: Universidade Aberta, 1998.