Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através de: sessões teórico-práticas, onde a participação ativa do aluno se torna importante para que a sua aprendizagem seja significativa, potenciando o espírito crítico e a capacidade de análise de problemas.
Relativamente à avaliação nesta unidade curricular, ela respeita o estipulado nos Regulamentos da Escola Superior de Educação e do Instituto Politécnico de Coimbra, podendo os estudantes escolher entre avaliação de frequência e avaliação por exame.
O regime de avaliação contínua inclui elementos provenientes das atividades realizadas em aula, participação e envolvimento nas tarefas (25%). Os 75% da nota final são atribuídos a uma (ou duas) prova(s) escrita(s) que deverá(ão) incidir sobre os conteúdos lecionados.
A avaliação por exame é feita através de prova escrita.
Resultados de Aprendizagem
• Conhecer e identificar as bases do desenvolvimento humano
• Compreender os fatores determinantes no processo de aprendizagem das crianças e jovens
• Ser capaz de desenvolver conteúdos e suporte didáticos adequados à educação e ensino /apredizagem na infância e adolescência
• Conhecer e aplicar métodos e recursos adequados à educação e ensino desde os primeiros anos de vida e até ao segundo ciclo do Ensino Básico
Programa
A – INTRODUÇÃO
1. Psicologia do Desenvolvimento e da Educação: conceitos e objeto de estudo
B – PERSPETIVAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM
1. O estudo científico do desenvolvimento e da aprendizagem: principais correntes teóricas
a) Perspetiva psicanalítica
b) Perspetiva behaviorista
c) Perspetiva cognitivista
d) Perspetiva da aprendizagem social
e) Perspectiva contextual
2. Implicações psicopedagógicas das diferentes perspetivas: balanço crítico
3. Relações entre a aprendizagem e a motivação: Fatores relevantes no contexto escolar.
C – A Dimensão Psicossocial da Aprendizagem
1. Interação educador/educando: importância da qualidade da relação educativa
2. Gestão do comportamento na sala de aula, indisciplina e violência escolar
3. Avaliação da situação emocional
4. A inteligência emocional
5. Autoconceito e autoestima
Métodos de Avaliação
- - Frequência - 75.0%
- - Assiduidade e Participação - 25.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bronfenbrenner, U. (2009). The ecology of human development: experiments by nature and design. Cambridge, Massachussetts: Harvard University Press.
Holliman, A. (Ed.) (2013). The routledge international companion to educational psychology. London: Routledge.
Papalia, D. E., & Feldman, R. D. (2013). Desenvolvimento humano.Porto Alegre: Artmed Editora.
Ormord, J. E., Anderman, E. M., & Anderman, L. (2020). Educational psychology: Developing learners (10th ed.). Pearson.
Rato, J. (2023). Mente, cérebro e educação. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Veiga, F. coord (2013). Psicologia da Educação: Teoria, investigação e aplicação. Climepsi Editores.
Sternberg, R. J. (2010). Educational Psychology. Boston: Allyn & Bacon.
Vygotsky, L. S. et al. (1991). Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar. In L. Luria, Psicologia e Pedagogia I Bases Psicológicas da Aprendizagem e do Desenvolvimento. Lisboa: Estampa.