Psicologia do Desenvolvimento e da Educação

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através de: sessões teórico-práticas, onde a participação ativa do aluno se torna importante para que a sua aprendizagem seja significativa, potenciando o espírito crítico e a capacidade de análise de problemas.

Relativamente à avaliação nesta unidade curricular, ela respeita o estipulado nos Regulamentos  da Escola Superior de Educação e do Instituto Politécnico de Coimbra, podendo os estudantes escolher entre avaliação de frequência e avaliação por exame.

O regime de avaliação contínua inclui elementos provenientes das atividades realizadas em aula, participação e envolvimento nas tarefas (25%). Os 75% da nota final são atribuídos a uma (ou duas) prova(s) escrita(s) que deverá(ão) incidir sobre os conteúdos lecionados.

A avaliação por exame é feita através de prova escrita.

Resultados de Aprendizagem

• Conhecer e identificar as bases do desenvolvimento humano

• Compreender os fatores determinantes no processo de aprendizagem das crianças e jovens

• Ser capaz de desenvolver conteúdos e suporte didáticos adequados à educação e  ensino /apredizagem na infância e adolescência

•  Conhecer e aplicar métodos e recursos adequados à educação e ensino desde os primeiros anos de vida e até ao segundo ciclo do Ensino Básico

Programa

A – INTRODUÇÃO

1. Psicologia do Desenvolvimento e da Educação: conceitos e objeto de estudo

B – PERSPETIVAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM

1. O estudo científico do desenvolvimento e da aprendizagem: principais correntes teóricas

a)           Perspetiva psicanalítica

b)           Perspetiva behaviorista

c)           Perspetiva cognitivista

d)           Perspetiva da aprendizagem social

e)           Perspectiva contextual

2. Implicações psicopedagógicas das diferentes perspetivas: balanço crítico

3. Relações entre a aprendizagem e a motivação: Fatores relevantes no contexto escolar.

C – A Dimensão Psicossocial da Aprendizagem

1. Interação educador/educando: importância da qualidade da relação educativa

2. Gestão do comportamento na sala de aula, indisciplina e violência escolar

3. Avaliação da situação emocional

4. A inteligência emocional

5. Autoconceito e autoestima

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Frequência - 75.0%
  • - Assiduidade e Participação - 25.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bronfenbrenner, U. (2009). The ecology of human development: experiments by nature and design. Cambridge, Massachussetts: Harvard University Press.

Holliman, A. (Ed.) (2013). The routledge international companion to educational psychology. London: Routledge.

Papalia, D. E., & Feldman, R. D. (2013). Desenvolvimento humano.Porto Alegre: Artmed Editora.

Ormord, J. E., Anderman, E. M., & Anderman, L. (2020). Educational psychology: Developing learners (10th ed.). Pearson.

Rato, J. (2023).  Mente, cérebro e educação. Fundação Francisco  Manuel dos  Santos.

Veiga,  F. coord (2013). Psicologia da Educação: Teoria, investigação e aplicação. Climepsi Editores.

Sternberg, R. J. (2010). Educational Psychology. Boston: Allyn & Bacon.

Vygotsky, L. S. et al. (1991). Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar. In L. Luria, Psicologia e Pedagogia I Bases Psicológicas da Aprendizagem e do Desenvolvimento. Lisboa: Estampa.