Dança

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão abordados em combinações de nível crescente de complexidcade e tratados de forma a estabelecer interligações entre o conhecimento teórico- exposição e diálogo, a experimentação, a criação e observação/análise (Interpretar/Criar/Apreciar).

 

Esta unidade curricular eminentemente prática terá a modalidade de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores] considerando os itens:

1)Trabalho laboratorial – conceção de exercícios de dança e de um plano de aula de dança (25% )

2) Provas práticas – desempenho corporal/expressivo (65% )

3) Participação presencial (10% )

Ao abrigo do ponto 8 do 13ºartigo do Regulamento Académico do 1ºCiclo de Estudos da Esec, o estudante deverá cumprir as seguintes condições específicas de acesso ao exame de recurso: ter frequentado 60% das aulas e uma classificação miníma de 40% no item 1) e 50% no item 2).

O exame constará de uma prova teórica (50%) e outra prática (50%).

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender o valor educativo da Dança na dimensão educativa no Pré-escolar e 1.ºCEB.

2. Interpretar a linguagem elementar da Dança adequada ao Pré-escolar e 1.ºCEB, desenvolvendo capacidades expressivas, comunicativas e criativas, através da vivência e análise de múltiplas situações práticas.

3. Experimentar/criar os elementos de movimento (composições dançadas) e atividades expressivas e rítmicas de raiz popular.

4. Analisar a Dança numa abordagem interdisciplinar na educação.

5. Conceber exercícios e aulas para o Pré-escolar e 1.ºCEB, aplicando as estratégias pedagógicas e metodológicas da dança estudadas.             

Programa

1. Introdução ao estudo da dança: importância na formação global e desenvolvimento do indivíduo.

2. Elementos de movimento:

2.1. Corpo (partes do corpo, acções do corpo -locomotoras e não locomotoras- e formas do corpo);

2.2. Espaço (próprio/geral – trajectórias, direcções, níveis, planos e volumes);

2.3. Tempo (cadência, duração e velocidade);

2.4. Energia/dinâmicas de movimento (peso e fluência);

2.5. Relação (eu/eu, eu/outro, eu/pequeno grupo, eu/grande grupo e eu/objectos e ambientes);

2.6. Composição de movimentos;

2.7. Integrar os elementos de movimento e outras áreas de saber.

3. Atividades expressivas e rítmicas de raiz popular:

3.1 Lengalengas, jogos cantados e danças tradicionais – recriação.

4. A intervenção pedagógica: conhecimentos e capacidades a partir dos elementos da dança, os conteúdos programáticos e estímulos, estrutura da aula e progressão pedagógica.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 25.0%
  • - Provas práticas - 65.0%
Exame
  • - Componente teórica - 50.0%
  • - Componente prática - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carline, S. (2011). Lesson plans for creative dance. Connecting with literature, arts, and music.  Human Kinetics.

Cone T. & Cone S. (2012). Teaching children dance. Human Kinetics.

Fernandes, M. (2006) Danças, jogos cantados e lengalengas : materiais comunicativo-expressivos da cultura popular portuguesa. In: Dança e movimento expressivo. – Cruz Quebrada , p. 99-105.

Gilbert, A. (2015). Creative Dance for All Ages. Human Kinetics.

Leandro, C., Monteiro, E. & Melo, F. (2018). Manual de Dança Criativa: uma aprendizagem interdisciplinar no 1.ºCiclo do Ensino Básico. Psicosoma.

Overby, L.; Post, B. & Newman, D. (2005). Interdisciplinary learning through dance: 101 moventures. Human Kinetics.

Minton, S. (2013). Coreografia: método básico de creación de movimento. Paidotribo.

Payne, H. (2013). Creative Movement & Dance in Groupwork. Taylor&Francis.