Literatura para a Infância

Métodos de Ensino

Trabalho colaborativo e cooperativo, através de estratégias de diferenciação pedagógica, aula invertida, com comunicação à turma, incidindo na pesquisa, de temas, planificação de conteúdos com propostas de materiais e estratégias a utilizar.

Diálogo com os estudantes sobre as suas crenças e conhecimentos relativos à Literatura Infantil e à sua aplicação em contexto escolar.

Trabalho prático de leitura, análise e manuseamento e análise de obras de Literatura Infantil.

A avaliação desta UC realiza-se por Exame e por Avaliação Contínua Periódica.

Os alunos que optem pela avaliação contínua periódica ficam dispensados de exame se a sua classificação for igual ou superior a dez.

Os critérios de avaliação definidos serão:

1. Empenho e participação nas aulas – ponderação de 10%;

2.Construção de recursos didáticos – trabalho colaborativo, escrito e apresentação oral – ponderação de 40%;

3.Trabalho individual escrito (análise de uma obra de LI) –  (50%).

Resultados de Aprendizagem

1-Dominar conceitos estruturantes no domínio da literatura para a infância.

2-Discutir e procurar definir o âmbito e as principais características distintivas da literatura para crianças e jovens.

3-Analisar a evolução do conceito de literatura para a infância, do cânone literário para crianças e jovens, e facultar uma visão panorâmica da história da literatura infantil, de uma perspectiva nacional e internacional.

4-Conhecer a literatura para a infância na sua diversidade.

5-Refletir sobre o estatuto da LPI e sobre as relações que estabelece com a Literatura Oral e Tradicional e com outras práticas literárias não canónicas.

6-Compreender a dinâmica da presença da literatura nos documentos reguladores do 1º/2º ciclos e pré-escolar.

7-Adquirir competências leitoras a nível plástico e literário no âmbito da literatura para a infância e explorar as potencialidades do PNL.

8-Implementar, em contexto escolar, atividades diversificadas de leitura, tendo por base obras de Literatura infantil.

Programa

1. Delimitação concetual da literatura para a infância.

2. Visão diacrónica da literatura para a infância, origem e evolução da literatura infantil em Portugal e na Europa.

3. Aspetos que caracterizam a Literatura tradicional de transmissão oral/Literatura consagrada.

3.1    Reflexão sobre a importância desta no desenvolvimento da criança.

3.2  Identificação de autores e ilustradores

4. Caracterização e funções do álbum.

5. O texto Poético: identificação de autores, temas e formas de poesia para crianças.

6. O texto narrativo: identificação das características do discurso da narrativa contemporânea para crianças.

7. O texto dramático e texto teatral, para a infância: características.

8.A presença da LI nos programas escolares:pré, 1º/2º ciclos

8.1 O perfil do aluno, as aprendizagens essenciais e a sua relação com a LI.

9.  P.N.L.

9.1. Análise de atividades propostas pelo PNL e com base em obras de LI, construção de materiais didáticos adequados para implementação em contexto escolar.

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Construção de recursos didáticos - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Ballester, J. (2015). La formación lectora y literaria. Barcelona: Editorial Graó, de IRIF, S.L.

Bastos, G. (1999): Literatura Infantil e Juvenil, Lisboa, Universidade Aberta

Gomes, J. A. (2003): «O conto em forma(to) de álbum: primeiras aproximações» in Malasartes [Cadernos de literatura para a Infância e Juventude], nº 12, Novembro de 2003, pp. 3-6.

Pires, M.  N. (2005): Pontes e Fronteiras. Da literatura tradicional à literatura contemporânea. Lisboa: Caminho.

Ramos, A. M. (2012). Tendências contemporâneas da Literatura para a infância contemporânea, Porto, Tropelias e Companhia

Ramos, M. H. S., Custódio, P. B. (2021). A formação de leitores no 1º ciclo do Ensino Básico: mudanças e novos rumos. ISBN:978-65-87035-57-4 (e-book). Disponível em https://5fd55af0-05d2-4627-9691-0c7f536817eb.filesusr.com/ugd/d0c995_7f047d8f32dc4dc88061cb40844707f0.pdf

Rocha, Natércia (1984): Breve História da Literatura para Crianças em Portugal, Lisboa, ICALP.