Observação e Intervenção Educativa III

Métodos de Ensino

Tendo em consideração a natureza da presente Unidade Curricular, considera-se fundamental o recurso a metodologias diversificadas. Assim, os conteúdos a lecionar deverão ser concretizados com recurso a aulas teórico-práticas e práticas, de forma a fomentar o debate, a pesquisa de temas e problemas relativos à Educação Básica, o aprofundamento das questões programáticas e o acompanhamento dos trabalhos e/ou atividades diversas que venham a ser desenvolvidos pelos alunos. Sempre que possível, serão visionados filmes, vídeos, diapositivos relacionados com os conteúdos programáticos de modo a facilitar a aprendizagem.

Avaliação contínua: Desempenho em sala de aula (30% – 6 valores) Portefólio (70% – 14 valores) Fica excluída a possibilidade de realização da totalidade da avaliação desta UC por exame, dada a obrigatoriedade de participar nas atividades realizadas ao longo da semana de estágio.

Resultados de Aprendizagem

Os alunos deverão ser capazes de:

– compreender a Educação Básica como um todo coerente e sequencial ainda que integre diferentes ciclos;

– perceber a importância da articulação entre os diferentes níveis de ensino;

– perspetivar a Escola como uma instituição aberta à Comunidade;

– reconhecer as mudanças operadas nas Escolas no que respeita à sua organização bem como ao  papel do professor do Ensino Básico;

–  identificar o papel do 2.º Ciclo e a necessidade da articulação com o 1.º e 3.º Ciclos;

– conhecer a filosofia do 2.º Ciclo do Ensino Básico relacionando-a com as práticas educativas;

– conhecer estratégias de avaliação dos diferentes níveis de tomada de decisão, no processo de adaptação curricular.

Programa

•Ensino Básico /Educação Básica: uma realidade em mudança – o perfil do profissional para a docência na Educação Básica.

•Organização e gestão educacional nos Agrupamentos de Escolas.

•Educação Básica – da Lei de Bases do Sistema Educativo ao quotidiano das escolas do Ensino Básico (2º ciclo).

•Observação, registo e análise de dados referentes à organização horizontal e vertical do 2º CEB

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 30.0%
  • - Portefolio - 70.0%

Estágio(s)

SIM

Bibliografia

Albuquerque, A. M. (2001). Da literacia à ousadia: desafio na viragem do milénio. In Escola, aprendizagem e criatividade. Porto: Porto Editora.

Campos, M. d. (111-136 de Maio/Dezembro de 1993). A reforma do sistema educativo em Portugal e em Espanha: estudo comparado. Ler Educação, n.º 11/12.

DGE (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Monteiro, R (2017). Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. DGE

Neves, M. F., & Ferreira, A. P. (2003). Dos objectivos curriculares e da formação de professores: o papel da História. Actas do I Congresso Brasileiro de Formação de Professores. Brasil: Campo Largo. Neves, M. F. (2000). Educação básica: continuidade ou ruptura. Revista Itinerários

Lei n.º 46/86

Decreto-Lei n.º 75/2008

Decreto-Lei n.º 224/2009

Decreto-Lei n.º 137/2012

Despacho normativo n.º 10-A/2015

Despacho n.º 5908/2017

Decreto-Lei n.º 55/2018

Decreto-Lei n.º 54/2018

Decreto Lei 116/2019

Decreto-Lei n.º 70/2021

Portaria 306/2021, de 17 de dezembro