Observação e Intervação Educativa IV

Métodos de Ensino

No decurso da unidade curricular será feito uso de:

* exposição de conteúdos do programa pelos docentes;

* pesquisas e trabalhos individuais e em grupo;

* apresentação e discussão dos trabalhos realizados;

* partilha e análise de elementos recolhidos nos Centros de Estágio.

Prevê-se orientação tutorial.

Na avaliação da UC existem as opções por frequência ou por exame. A modalidade por frequência obterá a classificação final resultante da média ponderada dos seguintes componentes:

– Participação e trabalhos desenvolvidos nas horas de contacto (40%);

– Portefólio e desempenho na semana de iniciação à prática profissional (60%).

O exame só contempla os conteúdos das aulas teórico-práticas (40%), sendo obrigatória a entrega do portefólio e a realização do estágio (60%).

Fica excluída a possibilidade de realização da totalidade da avaliação desta UC por exame, dada a obrigatoriedade da realização do estágio e respetivo portefólio.

Resultados de Aprendizagem

A OIE IV visa promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, ampliando o entendimento sobre o âmbito e finalidades da Educação Básica. Através de experiências formativas diferenciadas em estruturas educacionais não-formais, apoia o desenvolvimento de atitudes, conhecimentos e destrezas constitutivos da profissionalidade do técnico em educação, na etapa de Educação Básica. No final da UC o estudante deverá:

Compreender a diversidade dos campos profissionais não-formais associados à Educação Básica;

Identificar o que caracteriza as práticas educativas intencionais e deliberadas em educação não-formal.

Saber distinguir os diferentes contextos de intervenção, suas missões e especificidades.

Mobilizar esses saberes nas atividades de observação e análise reflexiva do contexto de estágio.

Programa

1. A intervenção educativa em contextos não-formais de educação

1.1.  Princípios e finalidades;

1.2 Competências essencias e novas necessidades educativas das sociedades atuais;

1.3   Contextos e práticas: experiências nacionais e internacionais.

2. O processo de intencionalização educativa e o desenvolvimento de práticas integradas:

2.1 A observação e reflexão crítica na construção e adequação do processo educativo;

2.2. Os processos de diagnóstico e deliberação da ação educativa em contextos não-formais de educação;

2.3. A construção e dinamização de projetos sócio-educativos em contextos não-formais de educação.

3. A dimensão lúdica e criativa da aprendizagem em projetos de educação não-formal.

4. A construção da profissionalidade dos professores em contextos de educação não-formal.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Portefolio - 60.0%
  • - Elaboração de Documentos - 40.0%
Exame
  • - Componente teórica-prática - 40.0%
  • - Estágio e portefolio - 60.0%

Estágio(s)

SIM

Bibliografia

BILTON, H.; BENTO, G.; DIAS, G. (2017). Brincar ao Ar Livre – oportunidades de desenvolvimento e de aprendizagem fora de portas. Porto Editora.

Delors, J. et al (1996). Educação – Um Tesouro a Descobrir. Edições Asa

EUROPEAN YOUTH FORUM (2005): Recognition of non-formal education: confirming the real competencies of young people in the knowledge society, Policy Paper, COMEM 0716-05, Brussel

Garcia Garrido, J. L. (1992). Open and non-formal education: new paths for education in a new Europe. comparative education, 28(1), 83-89.

Quintana J. M. (1991). La educación más aliá de la escuela. In: J. M. Quintana Cabanas et aI., Iniciativas Sociales en Educación Informal. Madrid: RIALP, pp. 15-61

Serrano, Gloria (2008) Elaboração de Projectos Sociais – Casos Práticos. Porto: Porto Editora. pp. 5-120.

UNESCO (2011). International Standard Classification of Education – ISCED 2011.

UNESCO (2017). Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-Objetivos de aprendizagem.