Didática da História e da Geografia

Métodos de Ensino

Os conteúdos a lecionar deverão ser concretizados com recurso a aulas teórico-práticas, de forma a fomentar o debate, a pesquisa de temas e problemas relativos à Didática da História e Geografia de Portugal, o aprofundamento das questões programáticas e o acompanhamento dos trabalhos e/ou atividades diversas que venham a ser desenvolvidos pelos/as alunos/as.

A avaliação respeitará o estabelecido no regulamento dos cursos de 1º ciclo do Instituto Politécnico de Coimbra, sendo que os/as alunos/as poderão optar por avaliação contínua/periódica ou por avaliação por exame.

A avaliação da UC tem em conta o desempenho individual dos/as alunos/as: a sua participação e reflexão crítica (20%), a elaboração de documentos (40%) a serem apresentados nas aulas (40%). A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e oral (se a classificação for  8 ou 9 valores).

Resultados de Aprendizagem

Sendo uma unidade curricular de didática, pretende-se que os/as discentes reconheçam a importância das teorias de ensino e de aprendizagem para a fundamentação das práticas educativas e que desenvolvam competências de forma a serem capazes de:

1. Explicar a evolução da Didática, relacionando-a com os paradigmas científicos da História;

2. Discutir questões epistemológicas da História e da Geografia nas suas implicações com a metodologia do seu ensino;

3. Compreender o papel da História e da Geografia na escolaridade básica;

4. Relacionar modelos pedagógicos e opções de planificação;

5. Elaborar planificações socorrendo-se do planeamento de projectos (criação de uma rede temática)/pedagogia por objetivos e estabelecimento de metas;

6. Utilizar diferentes fontes históricas em contexto de sala de aula;

7. Compreender a importância do património local no ensino da História e Geografia de Portugal;

8. Identificar diferentes tipos de avaliação;

9. Criar instrumentos de avaliação.

Programa

1. O papel da História e da Geografia na escolaridade básica:

O programa de História e Geografia de Portugal.

O perfil do aluno no final da escolaridade obrigatória; as aprendizagens essenciais e Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania: implementação e avaliação em História e Geografia de Portugal.

2. A metodologia de ensino da História e Geografia de Portugal:

A planificação: conceitos, tipos e importância

Métodos e técnicas de ensino

Os recursos

3. A avaliação:

Tipos de avaliação

Finalidades e componentes

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 40.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
  • - Reflexão crítica - 20.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Ashby, R. (2003). Conceito de evidência histórica: exigências curriculares e concepções dos alunos. Educação histórica e museus. Actas das segundas Jornadas Internacionais de Educação Histórica (pp. 37-57). CIEd/Instituto de Educação e Psicologia/Universidade do Minho.

Barca, I. (2000). O pensamento histórico dos jovens. CIEd/Instituto de Educação e Psicologia/Universidade do Minho.

Direção Geral de Educação (2018). Aprendizagens essenciais – Ensino Básico.

Karnal, L. et al. (2009). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. Editorial Contexto

Pinsky, C. B. et al. (2009). Novos temas nas aulas de história. Editora Contexto

Rüsen, J. (2012). Aprendizagem Histórica: fundamentos e paradigmas. W.A. Editores

Trindade, S. D. (2019). Cadernos do CEIS 20 nº 28: tendências no ensino da História na educação não superior: o lugar da História no currículo e na formação de estudantes em Portugal, Espanha, França e Inglaterra. Imprensa da Universidade de Coimbra