Didática das Expressões Artísticas

Métodos de Ensino

Esta UC é orientada na componente de formação didáctica que compreende capacidades e conhecimentos relativas ao ensino da área das expressões artísticas. Os conteúdos serão desenvolvidos privilegiando-se a experimentação, observação e a análise, de forma a estabelecer as suas interligações no conhecimento técnico-didático da área das expressões, no domínio das atividades educativas.

 

A avaliação será contínua ou por exame.

Contínua [100% = 20 valores] considerando os itens:

1. Provas teórico-práticas (80.0%, 20% por Expressão).

2. Participação presencial (20.0%, 5% por Expressão).

Nota: para aprovação o aluno tem de ter uma classificação mínima de 30% em cada uma das quatro expressões.

 

O exame consta de uma prova teórica: teste (100%).

Resultados de Aprendizagem

1. ARTES VISUAIS

1.1. Adquirir saberes centrados no domínio das artes visuais, tendente ao desenvolvimento de atividades de natureza disciplinar e interdisciplinar.

1.2. Desenvolver competências orientadas para a promoção de metodologias e recursos didático-pedagógicos, assim como de práticas avaliativas.

2. DANÇA

2.1. Aprender e desenvolver conhecimentos pedagógico-didáticos em situações de ensino da dança.

3. EXPRESSÃO DRAMÁTICA/TEATRO

3.1. Conhecer, aplicar e avaliar processos de ensino-aprendizagem a partir da linguagem dramática.

4. MÚSICA

4.1. Dominar o conhecimento pedagógico-didático na perspetiva da sua reflexão e funcionalização na prática docente.

4.2. Cultivar a empatia e a sensibilidade em relação às diversas expressões musicais e culturais, considerando as particularidades de cada grupo de alunos.

4.3. Ser capaz de preparar, conduzir e avaliar situações de ensino-aprendizagem no âmbito musical.

Programa

1. ARTES VISUAIS

1.1. As artes visuais no currículo escolar.

1.2. Fases do desenho e grafismo infantis.

1.3. Metodologias e recursos didático-pedagógicos.

1.4. Avaliação em artes visuais.

2. DANÇA

2.1. A Intervenção Pedagógica numa aula: técnicas, conteúdos  e estratégias de atuação no Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico.

3. EXPRESSÃO DRAMÁTICA/TEATRO

3.1. A Expressão Dramática /Teatro e o desenvolvimento holístico do indivíduo.

3.2. Perspetivas metodológicas de abordagem da Expressão Dramática no Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: a estrutura da aula (variantes possíveis).

4. MÚSICA

4.1. Abordagens metodológicas da expressão/educação musical no Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico.

4.2. Desenvolvimento da aprendizagem e sequenciação do ensino no âmbito da educação rítmica,  melódica e auditiva.

4.3. A planificação, implementação e avaliação de atividades musicais.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Componente teórica-prática - 80.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Caldas, A. & Vasques, E. (2014). Educação artística para um currículo de excelência.  Fundação Calouste Gulbenkian.

Cone T. & Cone S. (2012). Teaching children dance. Human Kinetics.

Gordon, Edwin. (2000). Teoria de aprendizagem musical: competências, conteúdos e padrões. Fundação Calouste Gulbenkian.

Hargreaves, D. J. (2002), Infancia y Educación Artística. Ediciones Morata.

Huidobro Valdés,  M. V. G. (2008),  Pedagogía Teatral: metodología ativa en el aula. Universidad Católica de Chile.

Sousa, Maria do Rosário (2015). Metodologias do Ensino da Música para Crianças. Lugar da Palavra.

Swanwick, Keith (1996). A basis for music education. Routledge.

Valhondo, A.  & López, S. (2002) Didactica de la Expressión Plástica en Educación Infantil. Universidad de Oviedo.