Métodos de Ensino
Esta UC é orientada na componente de formação didáctica que compreende capacidades e conhecimentos relativas ao ensino da área das expressões artísticas. Os conteúdos serão desenvolvidos privilegiando-se a experimentação, observação e a análise, de forma a estabelecer as suas interligações no conhecimento técnico-didático da área das expressões, no domínio das atividades educativas.
A avaliação será contínua ou por exame.
Contínua [100% = 20 valores] considerando os itens:
1. Provas teórico-práticas (80.0%, 20% por Expressão).
2. Participação presencial (20.0%, 5% por Expressão).
Nota: para aprovação o aluno tem de ter uma classificação mínima de 30% em cada uma das quatro expressões.
O exame consta de uma prova teórica: teste (100%).
Resultados de Aprendizagem
1. ARTES VISUAIS
1.1. Adquirir saberes centrados no domínio das artes visuais, tendente ao desenvolvimento de atividades de natureza disciplinar e interdisciplinar.
1.2. Desenvolver competências orientadas para a promoção de metodologias e recursos didático-pedagógicos, assim como de práticas avaliativas.
2. DANÇA
2.1. Aprender e desenvolver conhecimentos pedagógico-didáticos em situações de ensino da dança.
3. EXPRESSÃO DRAMÁTICA/TEATRO
3.1. Conhecer, aplicar e avaliar processos de ensino-aprendizagem a partir da linguagem dramática.
4. MÚSICA
4.1. Dominar o conhecimento pedagógico-didático na perspetiva da sua reflexão e funcionalização na prática docente.
4.2. Cultivar a empatia e a sensibilidade em relação às diversas expressões musicais e culturais, considerando as particularidades de cada grupo de alunos.
4.3. Ser capaz de preparar, conduzir e avaliar situações de ensino-aprendizagem no âmbito musical.
Programa
1. ARTES VISUAIS
1.1. As artes visuais no currículo escolar.
1.2. Fases do desenho e grafismo infantis.
1.3. Metodologias e recursos didático-pedagógicos.
1.4. Avaliação em artes visuais.
2. DANÇA
2.1. A Intervenção Pedagógica numa aula: técnicas, conteúdos e estratégias de atuação no Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico.
3. EXPRESSÃO DRAMÁTICA/TEATRO
3.1. A Expressão Dramática /Teatro e o desenvolvimento holístico do indivíduo.
3.2. Perspetivas metodológicas de abordagem da Expressão Dramática no Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: a estrutura da aula (variantes possíveis).
4. MÚSICA
4.1. Abordagens metodológicas da expressão/educação musical no Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico.
4.2. Desenvolvimento da aprendizagem e sequenciação do ensino no âmbito da educação rítmica, melódica e auditiva.
4.3. A planificação, implementação e avaliação de atividades musicais.
Métodos de Avaliação
- - Componente teórica-prática - 80.0%
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Caldas, A. & Vasques, E. (2014). Educação artística para um currículo de excelência. Fundação Calouste Gulbenkian.
Cone T. & Cone S. (2012). Teaching children dance. Human Kinetics.
Gordon, Edwin. (2000). Teoria de aprendizagem musical: competências, conteúdos e padrões. Fundação Calouste Gulbenkian.
Hargreaves, D. J. (2002), Infancia y Educación Artística. Ediciones Morata.
Huidobro Valdés, M. V. G. (2008), Pedagogía Teatral: metodología ativa en el aula. Universidad Católica de Chile.
Sousa, Maria do Rosário (2015). Metodologias do Ensino da Música para Crianças. Lugar da Palavra.
Swanwick, Keith (1996). A basis for music education. Routledge.
Valhondo, A. & López, S. (2002) Didactica de la Expressión Plástica en Educación Infantil. Universidad de Oviedo.