Métodos de Ensino
Nesta UC serão privilegiadas estratégias e atividades como: Leituras dirigidas de textos, imagens e vídeos, debates, estudos de caso, trabalho em pequenos grupos, atividades de role-playing e exercícios de comunicação que abordem diferentes cenários e necessidades, tendo em vista a colaboração e a comunicação eficaz nos argumentos e propostas apresentadas. Finalmente, prevê-se a Integração de ferramentas tecnológicas que motivem e facilitem a aprendizagem dos estudantes
Os estudantes poderão optar entre duas modalidades de avaliação: Avaliação por exame ou avaliação contínua.
A Avaliação por exame consistirá numa frequência no período destinado aos exames e terá um peso de 100% na nota final. A avaliação Contínua consistirá na média ponderada, obtida através de: execução das tarefas solicitadas nas horas de contacto (30%), elaboração e apreciação de um portfólio de grupo (35%) e classificação obtida num teste individual (35%)..
Resultados de Aprendizagem
No final da UC, o aluno deverá ter adquirido as competências necessárias para:
1. Compreender os princípios da educação inclusiva, os normativos internacionais e a legislação portuguesa que os sustenta;
2. Reconhecer e valorizar a diversidade cultural e linguística dos alunos;
3. Refletir sobre as práticas e atitudes em relação à inclusão e à diversidade, identificando e selecionando as melhores abordagens pedagógicas.
4. Identificar técnicas de comunicação que sejam inclusivas e sensíveis às necessidades de todos os alunos;
5. Selecionar estratégias, ferramentas e tecnologias que facilitam a aprendizagem de todos os alunos;
6. Perspetivar medidas que atendam às necessidades de todos os alunos, utilizando estratégias diferenciadas e recursos acessíveis.
7. Desenhar métodos de avaliação que considerem as diversas formas de aprendizagem e expressão dos alunos, garantindo que todos tenham a oportunidade de demonstrar o seu conhecimento e as suas habilidades.
Programa
1. Princípios da Educação Inclusiva: Fundamentos teóricos e legais da educação inclusiva.
2. Abordagens metodológicas da Educação Inclusiva: Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e Abordagem Multinível.
3. Competências Interculturais: Diversidade cultural e linguística e estratégias para promover um ambiente de respeito e compreensão mútua.
4. Práticas Pedagógicas Inclusivas: Adaptação de materiais e estratégias diferenciadas.
5. Colaboração, cooperação e comunicação eficaz entre Profissionais e entre profissionais e família.
6. Reflexão Crítica sobre a Prática Docente: Autoavaliação e desenvolvimento profissional contínuo.
7. Tecnologia de apoio e Recursos Educativos: Ferramentas e tecnologias para facilitar a aprendizagem e comunicação inclusiva dos alunos.
8. Avaliação Inclusiva: Métodos de avaliação que considerem diversas formas de aprendizagem.
Métodos de Avaliação
- - Assiduidade e Participação - 30.0%
- - Frequência - 35.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 35.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Akkari, A., Marques, L. P., & Santiago, M. C. (2013). Educação intercultural: Desafios e possibilidades. Editora Vozes.
Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. (2018). Diário da República, Série I, n.º 129, 2928-2938.
Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. (2018). Diário da República, Série I, n.º 129, 2918-2928.
Direção-Geral da Educação. (2018). Manual de apoio à implementação do Decreto-Lei n.º 54/2018. Direção-Geral da Educação.
Pimentel, I. P., & Ribeiro, C. P. (2024). Educação intercultural em Portugal: Entre as normativas e as traduções. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 28, 1-14. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2024.16365
UNESCO. (2019). Manual para garantir inclusão e equidade na educação. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000370508