Pedagogia e Currículo

Métodos de Ensino

A metodologia a adoptar deverá apoiar-se na capacidade de produção autónoma e colaborativa e nas competências de observação e intervenção educativa já desenvolvidas, num primeiro ciclo de formação. Nesse sentido, a metodologia conta com o contributo dos alunos no processo individual e colectivo de aprendizagem, orientada pelo/a docente.

Os conteúdos serão desenvolvidos através de aulas teórico-práticas, onde se fará a exposição de modelos, conceitos teóricos, bem como da análise e discussão de textos e legislação, realização de trabalho.

Avaliação Contínua

participação em sala de aula – 40.0%

avaliação de caráter colaborativo – 60.0%

Exame

Teste escrito – 100.0%

Resultados de Aprendizagem

–  Conhecer as grandes etapas da educação ao longo da história e a dinâmica evolutiva dos sistemas educativos

– Estabelecer uma compreensão articulada do currículo e da pedagogia para a infância

– Reconhecer as principais abordagens pedagógicas, os autores de referência, bem como os seus fundamentos teóricos e os elementos que distinguem as suas propostas educativas

– Identificar conceções de ensino e aprendizagem subjacentes a diferentes modelos curriculares e compreender os instrumentos, atividades e modalidades de gestão curricular que os caracterizam

– Identificar e problematizar os princípios de organização e gestão curricular

– Refletir sobre a importância das transições (pré-escolar para 1º ciclo; 1º ciclo para 2º ciclo)                                                                                                                                                                                                                                                             

Programa

–  Conhecer as grandes etapas da educação ao longo da história e a dinâmica evolutiva dos sistemas educativos

– Estabelecer uma compreensão articulada do currículo e da pedagogia para a infância

– Reconhecer as principais abordagens pedagógicas, os autores de referência, bem como os seus fundamentos teóricos e os elementos que distinguem as suas propostas educativas

– Identificar conceções de ensino e aprendizagem subjacentes a diferentes modelos curriculares e compreender os instrumentos, atividades e modalidades de gestão curricular que os caracterizam

– Identificar e problematizar os princípios de organização e gestão curricular

– Refletir sobre a importância das transições (pré-escolar para 1º ciclo; 1º ciclo para 2º ciclo)                                                                                                                                                                                                                                                             

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho colaborativo - 60.0%
  • - Assiduidade e Participação - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Richard, A. Q. (2012). Repensar a Gestão Escolar, Educação , Cultura e Democracia .Mangualde:Edições Pedagogo

Nóvoa, A. (2003) (Org.). Dicionário dos Pedagogos. Asa.

Roldão, M.C., & Almeida S. (2018). Gestão Curricular para a autonomia das escolas e professores. Direção Geral da Educação

Silva, T. T. (2010). Teorias do currículo. Uma introdução crítica. Editora Autêntica.

Syomwene, A. (2020). Curriculum theory. Characteristics and funcions. European Journal of Education Studies, 7 (1), 326-337

Vasconcelos, T (coord.) (2012). Trabalho por projectos na Educação de infância: mapear aprendizagens, integrar metodologias. Lisboa: Direção-Geral da Educação (DGE).