Laboratório de Primeiros Socorros

Métodos de Ensino

A abordagem científica dos conteúdos programáticos propostos integra a conjugação de métodos de ensino e de aprendizagem é: i) Expositivo – apresentação da fundamentação teórica; e Ativo – são privilegiados os métodos ativos, participativo e experiencial, nomeadamente, role-playing; análise de situações propostas ou apresentadas pelos/as estudantes; aprendizagem por resolução de problemas; oficinas práticas de situações de emergência/urgência .

Os e as estudantes podem optar por avaliação contínua, sendo-lhes solicitado um teste escrito (20%); uma oficina prática (40%);

elaboração e apresentação de um trabalho em grupo envolvendo a produção de materiais didáticos em primeiros socorros (40%); ou avaliação por exame feita através de prova escrita (100%).

Resultados de Aprendizagem

Aprender princípios e técnicas de primeiros socorros em bebés e crianças;

Planear e implementar práticas de primeiros socorros psicológicos e de prevenção de comportamento bystander na escola;

Elaborar materiais didáticos sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes na creche/jardim de infância (JI)/1º CEB/ 2º CEB, à luz dos objetivos de desenvolvimento sustentável 3, 4, 5 e 10.

Programa

Aprender princípios e técnicas de primeiros socorros em bebés e crianças;

Planear e implementar práticas de primeiros socorros psicológicos e de prevenção de comportamento bystander na escola;

Elaborar materiais didáticos sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes na creche/jardim de infância (JI)/1º CEB/ 2º CEB, à luz dos objetivos de desenvolvimento sustentável 3, 4, 5 e 10.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Frequência - 20.0%
  • - Oficina prática - 40.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

INEM e DFEM (2022). Manual de Suporte Básico de Vida Pediátrico. INEM.

Olasveengen, T. M. et al. (2021). European Resuscitation Council Guidelines 2021: Basic Life Support. Resuscitation, 161, 98-114.

Ordem dos Psicólogos Portugueses (2024). Contributo Científico OPP – Prevenção de Práticas Agressivas e Violentas em Contexto Escolar. Lisboa.

OMS (2015). Primeiros Cuidados Psicológicos: guia para trabalhadores de campo. OMS.

Saubers, N. (2009). Manual de Primeiros Socorros. Arteplural edições.