Métodos de Ensino
A abordagem científica dos conteúdos programáticos propostos integra a conjugação de métodos de ensino e de aprendizagem é: i) Expositivo – apresentação da fundamentação teórica; e Ativo – são privilegiados os métodos ativos, participativo e experiencial, nomeadamente, role-playing; análise de situações propostas ou apresentadas pelos/as estudantes; aprendizagem por resolução de problemas; oficinas práticas de situações de emergência/urgência .
Os e as estudantes podem optar por avaliação contínua, sendo-lhes solicitado um teste escrito (20%); uma oficina prática (40%);
elaboração e apresentação de um trabalho em grupo envolvendo a produção de materiais didáticos em primeiros socorros (40%); ou avaliação por exame feita através de prova escrita (100%).
Resultados de Aprendizagem
Aprender princípios e técnicas de primeiros socorros em bebés e crianças;
Planear e implementar práticas de primeiros socorros psicológicos e de prevenção de comportamento bystander na escola;
Elaborar materiais didáticos sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes na creche/jardim de infância (JI)/1º CEB/ 2º CEB, à luz dos objetivos de desenvolvimento sustentável 3, 4, 5 e 10.
Programa
Aprender princípios e técnicas de primeiros socorros em bebés e crianças;
Planear e implementar práticas de primeiros socorros psicológicos e de prevenção de comportamento bystander na escola;
Elaborar materiais didáticos sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes na creche/jardim de infância (JI)/1º CEB/ 2º CEB, à luz dos objetivos de desenvolvimento sustentável 3, 4, 5 e 10.
Métodos de Avaliação
- - Frequência - 20.0%
- - Oficina prática - 40.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
INEM e DFEM (2022). Manual de Suporte Básico de Vida Pediátrico. INEM.
Olasveengen, T. M. et al. (2021). European Resuscitation Council Guidelines 2021: Basic Life Support. Resuscitation, 161, 98-114.
Ordem dos Psicólogos Portugueses (2024). Contributo Científico OPP – Prevenção de Práticas Agressivas e Violentas em Contexto Escolar. Lisboa.
OMS (2015). Primeiros Cuidados Psicológicos: guia para trabalhadores de campo. OMS.
Saubers, N. (2009). Manual de Primeiros Socorros. Arteplural edições.