Ambiente e Educação

Métodos de Ensino

Construção progressiva de modelos interpretativos do mundo, de cariz sistémico e funcional, proporcionando a identificação e compreensão de conceitos chave em ciências da natureza/ecologia e dos impactes da intervenção humana sobre os ecossistemas. Privilegia visitas de estudo.

Fomenta-se diagnóstico e análise de problemas socio-ambientais, mediante recolha de documentos de base científica, sistematização e apresentação de informação; incentiva-se discussão sobre natureza multifatorial dos problemas ambientais; reflete-se sobre a dimensão ética e cívica na problemática ambiental.

Promove planeamento de atividades práticas. Orientação Tutorial.

Avaliação contínua considera desempenho individual, assiduidade, pontualidade, motivação e participação (20%); elaboração de documentos escritos (40%) e apresentação de comunicações orais (40%), valorizando estrutura e organização da informação; adequação aos objetivos, linguagem utilizada, qualidade d informação científica, reflexão crítica.

Resultados de Aprendizagem

Compreender conceitos chave das ciências da natureza/ecologia;

Compreender a importância dos ecossistemas para o bem-estar humano

Identificar processos e interações que ocorrem nos sistemas naturais;

Reconhecer os impactes das interações sujeito/ambiente, baseadas na noção de sistema;

Perceber a importância da literacia ecológica e ambiental como fator preponderante para a sustentabilidade ambiental;

Reconhecer diversos contextos de ensino e de aprendizagem promotores de literacia ecológica e ambiental;

Desenvolver competências no domínio conceptual, procedimental e atitudinal para a intervenção ao nível da educação para a sustentabilidade ambiental.

Programa

Conceitos fundamentais das ciências da natureza/ecologia; Ecossistemas- suporte de vida;

Componentes e processos funcionais inerentes aos ecossistemas;

Serviços dos Ecossistemas e bem estar humano;

Problemas socio-ambientais – Implicações dos modelos de desenvolvimento social e económico na capacidade de suporte de vida do planeta e implicações para o bem-estar humano;

Determinantes para a sustentabilidade ambiental – valores e princípios em que se baseia o desenvolvimento sustentável;

Contextos favoráveis de ensino e de aprendizagem promotores de literacia ecológica e ambiental;

Práticas de educação para a sustentabilidade ambiental.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Apresentação oral de trabalho - 40.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bartels, K. A. & Parker, K. A. (2012). Teaching Sustainability. Stylus Publishing.

Castro, P., Azeiteiro, U.M., Bacelar-Nicolau, P., Filho, W.L. & Azul,A. A. (Eds.). (2016). Biodiversity and education for sustainable development. Springer.

Clarke, P. (2011). Education for Sustainability: Becoming Naturally Smart. Routledge Publishing.

Colman, D., Bennett. L., & Barlow, Z. (2012). Ecoliterate. How Education are cultivating emotional, social an ecological intelligence. Jossey-Bass.

Gerald A. Lieberman. 2013. Education and the environment. Creat Standards–based programs in schools and districts. Harvard Education Press

Holland. C. (2012). I love my world. The playful, hands-on, nature connection guidebook. 2nd edition. Wholeland Press.

UNEP, CDB & OMS (Eds.) (2015). Connecting Global Priorities: Biodiversity and Human Health A State of Knowledge Review.

UNESCO (2017). Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. UNESCO