Sexualidade, Saúde e Educação

Métodos de Ensino

A abordagem científica de conceitos que integram as temáticas do programa é feita mediante: recolha, sistematização e apresentação de informação; apreciação e debate de artigos científicos, filmes,…; discussão e reflexão sobre situações problemáticas suscitadas por questões do quotidiano. Haverá lugar à concepção de materiais educativos. Está prevista a Orientação Tutorial para apoio individual e/ou em grupo.  Na avaliação contínua, são considerados: desempenho individual em sala de aula no decurso das sessões, nomeadamente, através da  assiduidade, pontualidade, participação e motivação dos/as estudantes (20%); elaboração de documentos escritos (40%) e apresentação de comunicações orais individuais e/ou em grupo (40%), nos quais são valorizados aspetos como estrutura e organização da informação, adequação aos objetivos, linguagem, qualidade de informação científica bem como a reflexão e atitude crítica. Avaliação por exame (100%)- prova escrita e/ou oral.

Resultados de Aprendizagem

Reconhecer a sexualidade como parte integrante do desenvolvimento harmonioso das pessoas valorizando a importância da comunicação e do envolvimento afetivo na vivência da sexualidade

•Identificar diferentes formas de expressar a sexualidade

•Respeitar as pessoas quaisquer que sejam as suas caraterísticas físicas ou orientação sexual

•Avaliar atitudes e riscos associados a determinados comportamentos sexuais

•Reconhecer a pluralidade de papéis e de atributos  de cada um dos sexos

•Aprender a desconstruir o discurso dos media

•Estabelecer relações entre corpo, género e sexualidade

•Compreender a anatomia e fisiologia da Reprodução Humana

•Identificar diferentes métodos contracetivos

•Reconhecer o direito a uma parentalidade livre e responsável

•Identificar métodos de prevenção da Infeção  por VIH e Sida e de outras IST

• Renunciar formas violentas de expressão da sexualidade

• Refletir sobre assuntos do quotidiano que afetam a sexualidade e a educação em sexualidade

Programa

1.Sexualidade (S), corpo e erotismo – conceitos de S.;corpo sexuado;desejo, atração, amor e relacionamentos;S ao longo da vida;prazer; expressões da S; orientaçãosexual;comportamentos sexuais;ética e S; 2.Sexualidade, género e cultura -sexo e género;identidade sexual, papéis de género e performatividade;normatividade e diferença; crenças e estereótipos; sexismo e discriminação; linguagem, violência de género e homofobia;políticas sexuais do olhar; S e género nos media;hipersexualização;3.Sexualidade, saúde e direitos humanos – direito sexuais e reprodutivos; anatomia e fisiologia da reprodução humana; mudanças na puberdade;fecundidade e contraceção; S e deficiência; gravidez na adolescência;infeção por VIH/Sida e IST; assédio, violação e abuso sexual de menores; tráfico e exploração sexual;4.Sexualidade, género e educação – S, género e currículo; modelos e estratégias de ES; S e género na literatura para Infância; S e reprodução nos museus ciência;S e erotismo nos museus de arte. 

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Apresentação e discussão de documentos - 40.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Dauder, S.G. e Pérez Sedeño, E. (2017). Las “mentiras” científicas sobre las mujeres. Catarata.

Joel, D. e Vikhanski,L. (2019). Cérebro e género: para lá do mito do cérebro masculino e feminino. Temas e debates.

Mikova, A. e Arthus-Bertrand Y. (2020). Women. Ed. La Martinière.

Ribeiro, P.R.C.;Magalhães, J.C; de Boer, R.A. (org.) (2022). (Re)existir, (re)inventar, pesquisar: entrelaçamentos de corpos, gêneros e sexualidades. 703 p. Ed. da FURG.

Ribeiro, P.R. C.; Silva, E.P. Q. & Teixeira, F. (Org.)(2016). Atravessamentos de gênero, corpos e sexualidades:linguagens, apelos, desejos, possibilidades e desafios. 248p.Rio Grande: Ed. FURG.

Saini, A. (2018). Inferior. Harper Collins.

Teixeira, F.e Marques, F.(2016)Sexualidad y género en la formación inicial de los docentes. InMateos Jiménez, A. e Manzanares Moya, A.(dir.)(2016).Mejores Maestros, Mejores Educadores. Málaga: Ediciones Aljibe.