Comunicação e Expressão Oral

Métodos de Ensino

Os alunos terão acesso a materiais elaborados pela docente e bibliografia para exploração em sala de aula ou em trabalho autónomo. Ao longo das aulas, privilegia-se o ensino centrado no aluno e na pesquisa a que o estudante será convidado a realizar. Combinam-se várias abordagens como: explicação dos assuntos, discussão crítica de textos apresentados, análise e correção de desvios do Português, utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) e realização de tarefas em grupo ou individualmente para concretização prática de atividades orais e escritas.Métodos  de avaliação:

Português:

Avaliação contínua:

Trabalhos práticos com apresentação oral: 50%

Teste escrito: 50%

Exame:

Teste escrito: 100.0%

Resultados de Aprendizagem

1. Distinguir características e marcas da comunicação oral e  a sua relação com a comunicação escrita. 2. Interpretar enunciados orais de diferentes tipologias. 3. Controlar a colocação de voz. 4. Caracterizar as principais técnicas de expressão oral (tipologia e funções). 5. Aplicar as técnicas e estratégias de expressão oral com correção. 6. Desenvolver estratégias de compreensão e expressão orais aplicadas a contextos profissionais. 7. Identificar, analisar e corrigir erros e dificuldades na oralidade.

Programa

1. Oral e escrito: componentes gerais e traços distintivos. 2. Contexto de situação e níveis de língua. 3. Expressão física do oral: a voz. 4. Técnicas de comunicação e expressão oral. 5. As estratégias de compreensão e expressão oral aplicadas a contextos profissionais. 6. Análise de erros linguísticos frequentes nos meios de comunicação e na oralidade do quotidiano.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Frequência - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BUESCU, Helena C.; Morais, José; ROCHA, M. Regina; MAGALHÃES, Violante F .(2015) –  Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação.

JEAN, Georges. (2000) – A leitura em voz alta. Lisboa: Instituto Piaget.

MAESTRO, Gregório G. (2000) – Como Falar em Público. Lisboa: Editorial Estampa.

SILVA, Fátima;  VIEGAS, Filomena; DUARTE, Isabel M.; VELOSO, João (2011) – Guião de Implementação do Programa de Português – Oral. Lisboa: ME/DGIDC.

SILVA, Isabel L. (coord. ) (2016) – Orientações Curriculares para a Educação de infância. Lisboa: Ministério da Educação.

SILVA, Rosa L.; VIEIRA, Manuel; MENDONÇA, Albertina; MENDONÇA, Ângela M., MOREIRA, La Salette (2003) -Métodos e Técnicas de Expressão Oral – Ensinos Básicos e Secundário. Alfragide: Edições Asa.

Material elaborado pela docente/Handout prepared by the teacher.