Análise e Técnicas de Composição 2

Conhecimentos de Base Recomendados

Os alunos devem possuir os conhecimentos adquiridos em FM 1.

Métodos de Ensino

Dado o cariz teórico-prático da unidade curricular, serão utilizadas metodologias expositivas e activas na apresentação dos diferentes conteúdos a abordar, recorrendo ao trabalho autónomo, colaborativo e cooperativo dos alunos.
Os alunos que optem pela avaliação continua serão avaliados da seguinte forma:
Coral – 20,0 %
Esqueleto harmónico 5 vozes – 20,0 %
Prelúdio – 20,0 %
Minueto – 20,0 %
Trabalho escrito (análise) – 20,0 %

Avaliação por exame:
Exame escrito – 100,0 %

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender e usar os códigos musicais
2. Reconhecer as diferentes épocas históricas e respetiva produção musical
3. Identificar, selecionar e adaptar repertório a grupos musicais específicos
4. Conceber arranjos musicais vocais/instrumentais1. Compreender e usar os códigos musicais
2. Reconhecer as diferentes épocas históricas e respetiva produção musical
3. Identificar, selecionar e adaptar repertório a grupos musicais específicos
4. Conceber arranjos musicais vocais/instrumentais

Programa

MÓDULO I (Técnicas de Composição).
1. Harmonia a 4 vozes.
Acordes.
Vozes.
Notas estranhas à harmonia.
Duplicações e supressões.
Duplicações em uníssono.
Encadeamentos.
Realização de acordes no estado fundamental.
Movimentos melódicos.
Acordes de Sétima da Dominante.
Resoluções modulantes do acorde de sétima da Dominante.
Acordes de sétima do sétimo grau nos dois modos.
2. Modulações
Diversas técnicas de modular.
Acordes com função de Dominante (Dominantes Secundárias).
Acordes de 6ª Aumentada e 6ª Napolitana.
Escrita para instrumento de teclas.
O prelúdio
Construção de prelúdios ao estilo de J. S. Bach.
Escrita para quarteto de cordas.
Escrita de minuetos para quartetos de cordas.
Escrita de minuetos para quartetos de flautas e execução dos mesmos.

MÓDULO II ( Análise Formal)

As formas clássicas

Docente(s) responsável(eis)

Rui Manuel dos Reis Ferreira

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ALDWELL, Edward / SCHACHTER, Carl (1989): Harmony and Voice Leading, Orlando, Harcourt Brace Javano Publishersvich

Arlim, Mary; Lord, Charles; Ostrander, Arthur e Porterfield, Marjorie – Music Sources, A Collection of Excerpts and Complete Movements (second edition), New Jersy, Prentice Hall.

KOELLREUTTER, Hans Joachim: Contraponto Modal do século XVI (Palestrina), Brasília, Brasília Artes Gráficas

LAMAS, Elisa (2008): Sebenta de Harmonia, Lisboa, Juventude Musical Portuguesa

PISTON, Walter (1984): Orquestácion, Madrid, Real Musical

REGER, Max (1978): Contribuciones al estudio de la modulación, Madrid, Real Musical

SCHOENBERG, Arnold (1974):Tratado de Armonía, Madrid, Real Musical

SCHOENBERG, Arnold (1989): Fundamentos de La Composicion Musical, Madrid, Real Musical

JEPPESEN, K. (2022): Counterpoint The Poliphonic Vocal Sixteenth Century, Braunfell Books.