Métodos de Ensino
Dado o cariz teórico-prático da unidade curricular, serão utilizadas metodologias expositivas e activas na apresentação dos diferentes conteúdos a abordar, recorrendo ao trabalho autónomo, colaborativo e cooperativo dos alunos.
Os alunos que optam pela avaliação continua/periódica serão avaliados da seguinte forma:
Minueto – 20%
Redução para piano – 20%
Orquestração de uma obra originalmente escrita para piano – 30%
Orquestração de uma obra para uma instrumentação variada – 30%
Avaliação por exame:
Exame escrito – 100%
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender e usar os códigos musicais.
2. Reconhecer as diferentes épocas históricas e respectiva produção musical.
3. Identificar, seleccionar e adaptar repertório a grupos musicais específicos.
4. Conceber arranjos musicais vocais/instrumentais.
Programa
1. Escrita para quarteto de cordas (continuação)
1.1 Escrita de minuetos para quarteto de cordas.
2. Orquestração
2.1 Os instrumentos da orquestra sinfónica e a sua organização na
partitura
2.2 O tutti em uníssono e à oitava
2.3 Textura polifónica
2.3.1 Plano principal, plano médio e plano de fundo
2.4 Textura homofónica
2.4.1 Orquestração de acordes com diferentes texturas.
3 .Redução para piano de obras para formação de câmara ou orquestra.
4. Orquestração de obras escritas originalmente para piano
5. Orquestração para diferentes formações de obras de várias épocas e
estilos.
Docente(s) responsável(eis)
Rui Manuel dos Reis FerreiraMétodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Orquestração de obras - 60.0%
- - Redução para piano - 20.0%
- - Minueto - 20.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Adler, S. (1989): The study of orchestration. W. W. Norton & Company, Inc.
Casela, A., & Mortari, V. (2004): The technique of contemporary orchestration. Ricordi.
De Ségur, L. G. (2016): A handbook of orchestration. Forgotten Books.
Feger, Y. (1999): La composition musicale: Arrangement (vol.3). Yves Feger productions.
Forsyth, C. (2013): Orchestration. Dover Publications.
Mancini, H. (1993): Sounds and scores: Pratical guide to professional orchestration. Warner Bros. Publications Inc.
Piston, W. (1955): Orchestration. W. W. Norton & Company, Inc.
Rimsky-Korsakov, N. (1965): Priciples of orchestration. Dover Publications.
Russo, W. (1973): Composing for the Jazz orchestra. The University of Chicago Press.
Sandred, O. (2022): The musical fundamentals of computer assisted composition. Audiospective Media
Wittall, A. (2020): Musical composition in the twentieth century. Oxford University Press.