Prática Instrumental 5

Métodos de Ensino

As aulas serão predominantemente práticas com particular ênfase nas técnicas instrumentais base e interpretação de reportório diverso. A avaliação será contínua, incidindo sobre as competências técnicas e a capacidade de interpretação.

 

Os alunos podem optar por avaliação contínua/periódica ou por avaliação por exame da época normal desde que, em qualquer dos casos, frequentem, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.

 

Os alunos com classificação na avaliação contínua/periódica, ou no exame da época normal, inferior a 10 valores, podem inscrever-se em exame na época de recurso, desde que tenham frequentado, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.

 

Os alunos com classificação na avaliação contínua/periódica ou no exame da época normal igual ou superior a 10 valores, podem inscrever-se em exame de recurso, para melhoria de classificação, desde que tenham frequentado, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.

Critérios de avaliação: Leitura – 30%; Técnica instrumental – 40%; Interpretação – 30%.

Resultados de Aprendizagem

Tendo a Prática Musical, ao nível instrumental, uma importância vital na formação de Músicos/Animadores Musicais, são principais objetivos:

– Desenvolver o desempenho técnico e artístico, explorando todas as potencialidades dos instrumentos, no sentido de permitir uma maior facilidade ao nível da comunicação entre intérprete e ouvinte. 
– Explorar os instrumentos individuais na perspetiva da música de conjunto. 
– Desenvolver o conhecimento teórico e prático de repertório diverso.
– Abordar as técnicas que permitam interpretar o repertório selecionado de forma estilisticamente correta.      

Programa

– Afinação individual e em conjunto

– Estudo de obras selecionadas do repertório vocal/instrumental.

– Critérios performativos para uma execução estilisticamente correta: articulação, dinâmica, vibrato, contextualização performativa histórica, estilística e estética.

– Trabalho de música de conjunto, com formações criadas consoante a base instrumental que a turma possua como primeiro instrumento.

– Abordagem, tanto ao nível vocal como Instrumental, de períodos e estilos musicais eruditos, passando pela música tradicional e popular.

– Organização de atividades complementares no sentido de apresentar, publicamente, o trabalho desenvolvido.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Leitura - 30.0%
  • - Tecnica instrumental - 40.0%
  • - Interpretação - 30.0%
Exame
  • - Leitura - 30.0%
  • - Interpretação - 30.0%
  • - Tecnica instrumental - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bochmann, C. (2003). A linguagem harmónica do tonalismo. Juventude Musical Portuguesa.

Bruser, M. (1997). The art of practising. Three rivers press. 

Chailley, J. (1991). Compendio de musicologia. Alianza Música.

Grout, D. J., & Palisca, C. V. (1992). Historia de la música occidental (I-II). Alianza Música.

Tranchefort, F-R. (1998). Guia da música sinfónica. Gradiva.

Nota: A bibliografia referente à seleção repertorial, dado ser condicionada pela amostra de naipes, será disponibilizada no decorrer de cada semestre.