História da Música em Portugal

Métodos de Ensino

Valoriza-se o método cognitivo de aprendizagem. As metodologias de ensino passam pelo envolvimento e responsabilização dos alunos na idealização, desenvolvimento e execução de um projeto, monitorizados pela docente face à sua fundamentação e objetivo final.

 

1. Avaliação contínua:

a) Apresentação oral (30%) – 2 (duas) apresentações orais (30m);

b) Participação (10%) – de temáticas propostas, seminários/workshops/ visitas de estudo programadas e/ou a organizar e concretizar;

c) projeto individual de investigação e/ou de grupo de 2 estudantes (60%) -c. 25 p. (excepto notas e bibliografia). Entrega de versão definitiva 1 semana após as apresentações.

2. A avaliação por exame (100%): será feita através de prova escrita e oral (se a classificação for 8 ou 9 valores).

Resultados de Aprendizagem

 Através do enquadramento histórico nas suas diversas vertentes, esta unidade curricular visa propiciar aos discentes:

 

–  Conhecimentos fundamentais sobre o processo da criação e da prática artístico-musical ao longo da História de Portugal.

– Aquisição de competências metodológicas e conceptuais em História da Música.

– Conhecimento da literatura específica nos domínios da história e cultura da música.

– Conhecimento das principais problemáticas, tendências estilísticas, instituições, práticas e discursos, compositores, movimentos, géneros musicais e repertório musical e musico-teatral da época.

– Criar uma sensibilidade crítica e de problematização constante face ao conhecimento.

– Promover o estudo e a aproximação entre as diferentes áreas do conhecimento científico.

– Domínio das metodologias actuais de investigação.

Programa

A música portuguesa no contexto europeu e peninsular. Da música e das artes de canto na Península Ibérica na Idade Média e Renascimento. As universidades de Coimbra e Salamanca. Pluralidade de saberes e identidade cultural baseada na erudição e profissionalismo de agentes artísticos contratados.

Da música na corte portuguesa. Intercâmbios culturais e músico-artísticos.

Da capela real e criação de capelas nas catedrais portuguesas. Desempenho profissional de músicos religiosos.

O impacto musical português desde a expansão e o entrelaçar de processos de intercâmbio cultural, aculturação e transculturação.

Afirmação do poder através da música na corte.

Ascensão da música de tecla. Introdução da ópera e relação com o teatro declamado.

Linhas gerais da internacionalização musical no pós-II guerra. Os compositores portugueses ativos na 2ª metade do séc. XX.

A criação musical contemporânea: instituições, compositores e intérpretes

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 60.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Apresentação oral de trabalho - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Borges, V., & Costa, P. et al. (orgs.) (2012).Criatividade e instituições: Novos desafios à vida dos artistas e dos profissionais da cultura. Imprensa de Ciências Sociais.

 

Carvas-Monteiro, M. A. (2015). Da música na Universidade de Coimbra (1537-2007). Das artes liberais aos estudos artísticos. Coimbra: Ed.CIEC/UC

 

Castelo-Branco, S. (Dir.) (2010). Enciclopédia da música em Portugal no Século XX, 4 vols. Temas e Debates/Círculo de Leitores.

 

Castro, P. F., & Nery, R. V. (1999). Sínteses da cultura portuguesa: História da música (2ª ed.). IN-CM.

 

Costa, J. A. (Ed.) (2015). Olhares sobre a história da música em Portugal. Verso da História.

 

Ferreira, M. P. (2008). Antologia da música em Portugal. 2 vols. CESEM.

Outras referências bibliográficas serão indicadas.