Métodos de Ensino
Valoriza-se o método cognitivo de aprendizagem. As metodologias de ensino passam pelo envolvimento e responsabilização dos alunos na idealização, desenvolvimento e execução de um projeto, monitorizados pela docente face à sua fundamentação e objetivo final.
1. Avaliação contínua:
a) Apresentação oral (30%) – 2 (duas) apresentações orais (30m);
b) Participação (10%) – de temáticas propostas, seminários/workshops/ visitas de estudo programadas e/ou a organizar e concretizar;
c) projeto individual de investigação e/ou de grupo de 2 estudantes (60%) -c. 25 p. (excepto notas e bibliografia). Entrega de versão definitiva 1 semana após as apresentações.
2. A avaliação por exame (100%): será feita através de prova escrita e oral (se a classificação for 8 ou 9 valores).
Resultados de Aprendizagem
Através do enquadramento histórico nas suas diversas vertentes, esta unidade curricular visa propiciar aos discentes:
– Conhecimentos fundamentais sobre o processo da criação e da prática artístico-musical ao longo da História de Portugal.
– Aquisição de competências metodológicas e conceptuais em História da Música.
– Conhecimento da literatura específica nos domínios da história e cultura da música.
– Conhecimento das principais problemáticas, tendências estilísticas, instituições, práticas e discursos, compositores, movimentos, géneros musicais e repertório musical e musico-teatral da época.
– Criar uma sensibilidade crítica e de problematização constante face ao conhecimento.
– Promover o estudo e a aproximação entre as diferentes áreas do conhecimento científico.
– Domínio das metodologias actuais de investigação.
Programa
A música portuguesa no contexto europeu e peninsular. Da música e das artes de canto na Península Ibérica na Idade Média e Renascimento. As universidades de Coimbra e Salamanca. Pluralidade de saberes e identidade cultural baseada na erudição e profissionalismo de agentes artísticos contratados.
Da música na corte portuguesa. Intercâmbios culturais e músico-artísticos.
Da capela real e criação de capelas nas catedrais portuguesas. Desempenho profissional de músicos religiosos.
O impacto musical português desde a expansão e o entrelaçar de processos de intercâmbio cultural, aculturação e transculturação.
Afirmação do poder através da música na corte.
Ascensão da música de tecla. Introdução da ópera e relação com o teatro declamado.
Linhas gerais da internacionalização musical no pós-II guerra. Os compositores portugueses ativos na 2ª metade do séc. XX.
A criação musical contemporânea: instituições, compositores e intérpretes
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 60.0%
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
- - Apresentação oral de trabalho - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Borges, V., & Costa, P. et al. (orgs.) (2012).Criatividade e instituições: Novos desafios à vida dos artistas e dos profissionais da cultura. Imprensa de Ciências Sociais.
Carvas-Monteiro, M. A. (2015). Da música na Universidade de Coimbra (1537-2007). Das artes liberais aos estudos artísticos. Coimbra: Ed.CIEC/UC
Castelo-Branco, S. (Dir.) (2010). Enciclopédia da música em Portugal no Século XX, 4 vols. Temas e Debates/Círculo de Leitores.
Castro, P. F., & Nery, R. V. (1999). Sínteses da cultura portuguesa: História da música (2ª ed.). IN-CM.
Costa, J. A. (Ed.) (2015). Olhares sobre a história da música em Portugal. Verso da História.
Ferreira, M. P. (2008). Antologia da música em Portugal. 2 vols. CESEM.
Outras referências bibliográficas serão indicadas.