Métodos de Ensino
As metodologias a implementar nesta unidade curricular com características específicas, são as que decorrem dos formatos e especificidades de cada Estágio ou Projecto de Intervenção em curso.
O Estágio/Projecto de Intervenção a realizar por cada aluno será um trabalho eminentemente prático, pelo que a avaliação assentará na observação documentada e in loco do trabalho desenvolvido, contemplando cumulativamente vários itens, tais como: o trabalho prático observado pelo orientador do Estágio/Projecto de Intervenção, a avaliação da entidade de acolhimento, a apreciação do relatório apresentado pelo aluno e da investigação produzida, concluindo-se este processo com a defesa do relatório apresentado perante o júri.
Os alunos serão apoiados pelos supervisores no aprofundamento científico necessário à realização das tarefas solicitadas, bem como nas estratégias a implementar.
A avaliação é contínua.
Nota: consultar Regulamento em anexo como complemento à informação veiculada.
Resultados de Aprendizagem
Os objectivos inerentes ao Estágio/Projecto de Intervenção são os que decorrem daquelas que o plano de estudos possibilita. Assim, e de uma forma concreta, pretende-se que cada aluno adquira as seguintes competências:
• Ser capaz de justificar as suas opções com base em argumentação científica
• Ser capaz de mobilizar e utilizar recursos (humanos, materiais, espaciais, temporais) para concretizar projectos no âmbito da música
• Ser capaz de responder, de forma autónoma, às necessidades de actualização e formação profissional
• Ser capaz de proceder, de forma autónoma, a investigação conducente à resolução de problemas práticos ao longo do seu futuro profissional
• Ser capaz de utilizar os resultados de um processo de avaliação para a construção de novos conhecimentos
Nota: consultar Regulamento em anexo como complemento à informação veiculada no presente item
Programa
Os conteúdos previstos para o Estágio/Projecto de Intervenção são todos aqueles que constam dos programas das unidades curriculares previstas no currículo, em especial aquelas que mais se relacionam com o desempenho inerente ao Estágio/Projecto de Intervenção.
Nota: consultar Regulamento em anexo como complemento à informação veiculada no presente item
Métodos de Avaliação
- - Elementos constantes no registo de estágio - 100.0%
Estágio(s)
SIM
Bibliografia
Moser, P., & McKay, G. (Eds.). (2005). Community music: A handbook. Russel House Publishing.
Veblen, K., Messenger, S., Silverman, M., & Elliot, D. (Eds.) (2013). Community music today. Rowman & Littlefield Education.
A restante bibliografia será distribuída de acordo com as temáticas a desenvolver ao longo do cumprimento das actividades da unidade curricular.