Métodos de Ensino
– Trabalho individual no tocante a leitura de partituras e coordenação gestual.
– Trabalho de grupo nas realizações das partituras, sua análise, direcção, audições, sessões de técnica e debates sobre interpretação.
– Exercícios de leitura de partituras em diagonal, na vertical, na horizontal, com e sem solicitação à audição interior.
– Exercícios de técnica vocal, respiração, posicionamento vocal, trato vocal, passagens, e equilíbrio tímbrico.
– Exercícios de técnica instrumental.
Avaliação contínua:
Técnica de gesto/Marcação de padrões – 50%
Leitura de partituras – 20%
Aquecimento/Tons – 30%
Avaliação por exame:
Exame – 100%
Resultados de Aprendizagem
– Desenvolver a coordenação gestual, quando aplicada à leitura de partituras.
– Desenvolver técnicas de leitura de partituras e especificidades de escrita.
– Adquirir técnicas de direcção coral e instrumental.
– Desenvolver capacidades de análise estilística e estética.
– Adquirir conhecimento específico de cada instrumento ou voz, respectivas famílias e desempenho na orquestra ou no coro.
Programa
– Coordenação motora e gestual. Técnicas e desempenho.
– Coordenação gestual e desdobramento manual, com realização de marcação metronómica e de expressão.
– Direcção polifónica contemplando entradas, “Arsis”, “Thesis”, dinâmicas, agógicas, respirações, ataques, “fermatas”, suspensões, discurso musical, estilo e pressupostos estéticos.
– Técnica de gesto:
Padrões (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, e 12) simétricos e assimétricos;
Entradas e finais;
Tempo e contra-tempo.
– O aquecimento coral.
– Leitura e análise de partituras corais a 4 vozes:
Redução harmónica;
Cantar uma voz e tocar outra voz no piano.
– Leitura e análise de partituras de quartetos de cordas.
– Leitura e análise de partituras para orquestra:
Leitura das linhas dos instrumentos transpositores.
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Leitura de partituras - 20.0%
- - Aquecimento / Tons - 30.0%
- - Técnica de gesto / Marcação de padrões - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Beck, A. (2013). Vocalize! Alfred Music Publishing.
Brinegar, D. (2020). Conducting primer: Seven principles of choral conducting. Goshpa publications.
Heizmann, K. (2003). Vocal warm-ups: 200 exercises for chorus and solo singers. Schott Music.
Kemp, M. (2005). Innovative warm-Ups for the volunteer choir: Creative concepts to improve choral sound. GIA Publications.
Labuta, J., & Mattews, W. (2018). Basic conducting thecniques (7th ed.). Routledge.
Robinson, R., & Althouse, J. (1995). The complete choral warm-up book: A sourcebook for choral directors. Alfred Music.
Willetts, S. (2000). Beyond the downbeat: Choral rehearsal skills and techniques. Abingdon Press.