Políticas educativas e correntes pedagógicas na educação de surdos

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Nesta UC serão privilegiadas estratégias e atividades como: Leituras dirigidas de textos e imagens, sala de aula invertida, trabalho em pequenos grupos, atividades de role-playing e exercícios de comunicação que abordem diferentes cenários e necessidades, tendo em vista a colaboração e a comunicação eficaz nos argumentos e propostas apresentadas. De salientar, que de acordo com o feedback dos alunos e com o resultado das avaliações serão feitos os ajustes metodológicos que se vierem a considerar adequados. Finalmente, prevê-se a Integração de ferramentas tecnológicas que motivem e facilitem a aprendizagem dos estudantes.

Os estudantes poderão optar entre duas modalidades de avaliação: Avaliação por exame ou avaliação contínua.

Resultados de Aprendizagem

No âmbito da presente UC, os mestrandos deverão ser capazes de:

(a) perspetivar as principais linhas das políticas educativas à luz do contexto internacional e nacional;

(b) compreender as noções relevantes do quadro legal que regulamenta o sistema educativo bilingue e a profissionalidade da função docente da LGP;

(c) analisar e reflectir criticamente sobre as políticas linguísticas da LGP enquanto língua veicular do ensino e de aprendizagem;

(d) expressar e fundamentar as reflexões relativas à educação bilingue;

(e) identificar e conhecer as matrizes discursivas de políticas linguísticas consideradas relevantes na comunidade surda;

(f) conhecer e analisar as correntes pedagógicas na atualidade que revelem os sucessos escolares dos alunos gestuantes e eventuais limitações das metodologias pedagógicas no que respeita aos materiais disponíveis no desenvolvimento das necessárias políticas educativas em contexto escolar e extraescolar.

Programa

1.Significado e enquadramento de Política Educativa e a articulação entre as políticas linguísticas internacionais e o modelo educativo português;

2. Horizonte e tendências das políticas educativas bilingues à luz dos contextos nacionais e internacionais;

3. Enquadramento legal do sistema educativo bilingue em Portugal: a organização, a gestão e avaliação curricular;

4. O estatuto da carreira docente e a profissionalidade docente da LGP: evolução, problemas e atuais e futuros desafios;

5. Análise e reflexão critica de políticas educativas e linguísticas: o currículo e as correntes pedagógicas bilingues;

6. Surdez e bilinguismo: diferentes classificações e fundamentos do bilinguismo intermodal.

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Portfolio - 70.0%
  • - Infográfico - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Almeida, W. G., & Cruz-Santos, A. (2022). Educação bilíngue para surdos no Brasil e em Portugal: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Portuguesa de Educação, 35(2), 332-355.

Baptista, M.M. (2012). Educar e Comunicar na surdez. Grácio Editor.

Coelho, O. (2007). Construindo Carreiras: (Re) desenhar o percurso educativo dos surdos a partir de modelos bilingues. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Coelho, O. (2009). Direitos linguísticos, acessibilidade e cidadania: Spread the sign e profacity. Diversidades, 25, 22-25.

Gomes, M. C. (2012). A reconfiguração política da surdez e da educação de surdos em Portugal: Entre os discursos identitários e os discursos de regulação. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

SOUSA, F. V. (2018). A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com deficiência no ordenamento jurídico português: contributo para a compreensão do estatuto jus fundamental. Almedina